"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

CASA CHEIROSA

Queridas amigas, eu amoooo casa perfumada. Não há nada mais agradável do que chegar em casa e ter a sensação de que tudo está limpinho e o ambiente levemente perfumado. Durante um tempo, flores e incensos eram os únicos recursos capazes de trazer esse efeito ao lar.

Porém, hoje, podemos contar com aromatizadores que garantem bons odores à cozinhas, banheiros, salas, quartos e casas de praia e campo. “Há 10 anos, não valia a pena ter este recurso em casa. Além de custar caro, os brasileiros deixavam portas e janelas sempre abertas, o que acabava com os aromas rapidamente.

Atualmente, essa realidade está bem diferente. Por medida de segurança, as pessoas passaram a conservar suas casas mais fechadas, o preço dos aromatizadores diminuiu e sua oferta cresceu nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas.

Da mesma forma que ficaram mais disponíveis, os aromas também se diversificaram, ganhando fragrâncias para todos os gostos. “Cítricos, amadeirados, florais, doces e refrescantes. Não existe um aroma ideal e sim aquele que mais se identifica com o estilo e personalidade de cada pessoa, o que consequentemente reflete nos ambientes.

Na hora de aromatizar a casa, só tenha cuidado para não exagerar na mistura. “Escolha apenas dois ambientes para colocar os aromas e tente combiná-los entre si”, indica a aromaterapeuta Sâmia Maluf.



Pela casa

Dentro da residência, os aromas obtidos de óleos essenciais - sejam eles sintéticos ou naturais – têm duas funções. Além de perfumar, eles também podem servir como neutralizadores de odores, uma vez que interagem com outros cheiros, nem sempre agradáveis.

Cozinha

É o caso dos aromas cítricos e adstringentes que são indicados para cozinhas, já que captam as moléculas de gordura do ar e das louças. “Pingar uma ou duas gotas de óleo essencial de laranja no detergente também pode ajudar na hora da lavagem”, afirma Sâmia.

Banheiros

Já no banheiro, o ideal é utilizar aromas herbais, que têm grande poder bactericida e são bem refrescantes. “Os aromas de lavanda também são ótimas opções”, completa Sâmia. Para os lavabos a dica é apostar em misturas, como hortelã-pimenta e notas amadeiradas. “Essa junção é neutra e agrada a quase todas as visitas”, afirma.

Sala

Na sala de estar, a escolha torna-se mais difícil, pois é um lugar de receber pessoas com gostos variados. Nesse caso, evite aromas muito doces, como o da baunilha que pode se tornar enjoativo com o tempo. “Mas se esta for a opção escolhida, misture-a com algum aroma mais refrescante, como o alecrim”, diz a aromaterapeuta. “Notas florais também funcionam bastante.”


( eu uso esses da Glade..coloco um na sala e outro no banheiro. Outra Dica..nas lojas custam por volta de 10 reais, mas eu compro nos camelos por 6)

Quartos

Nos quartos, a escolha de aroma é mais fácil. Basta pensar em quem vai dormir ali. Por exemplo, em quartos para homens, os mais indicados são os amadeirados, como a fragrância derivada do couro. Em quartos de adolescentes, aromas com frescor, que lembre juventude, como flor de laranja e lavanda. “O tutti-fruti também faz bastante sucesso entre os jovens, mas é preciso usá-los com cuidado. Por estarmos num clima tropical, eles acabam tornando-se enjoativos”, diz Sâmia.

Já para quartos de bebês ou crianças, Marcia Santis, da Firmenich, recomenda os aromas que trazem sensação de tranquilidade e calma, como capim limão ou alecrim.

Praia

Em ambientes de praia, muito propícios à proliferação de ácaros e mofos, o ideal é utilizar aromas que tenham cravo, canela ou casca de laranja em sua composição, pois retiram o odor causado por esses fungos.

VAMOS FAZER JUNTAS UM AROMATIZADOR DE AMBIENTES - EM CASA

Lá vai o passo-a-passo!


FERRAMENTAS

* tesoura

MATERIAL NECESSÁRIO

* Álcool de cereais

* água mineral

* palitos de espetinho

* essência de sua preferência

* uma garrafinha de vidro

* 1 recipiente de vidro para preparar o aromatizador de ambientes

* um conta-gotas

COMO FAZER

Comece cortando a ponta afiada dos palitos de espetinho

Encha o recipiente em que vai misturar o aromatizador com água em quantidade equivalente à metade da capacidade da garrafinha escolhida por você. Coloque a mesma medida de álcool de cerais. Ou seja, a mistura deve ter a mesma quantidade de água e de álcool de cereais.

Pingue entre 15 e 20 ml de essência da sua preferência na mistura de água e álcool de cereais e misture bem com um palito de madeira.

Despeje o aromatizador de ambientes na garrafinha. Mergulhe os palitos de um lado, depois do outro. E seu aromatizador está pronto!

Vou tentar fazer , meninas, quando alguém fizer ou quem já fez, compartilhe conosco!

1 comentários:

REDE DE MULHERES NO PENIEL disse...

UMMMMMM... UMA CASA CHEIROSA É MUITO BOM NÉ! ESTE BLOG É UMA BENÇA. DEUS TE ABENÇOE, AMADA

Photobucket