A chegada do Natal não significa apenas que o ano está prestes a terminar. Significa também que você ainda tem um longo – e penoso! – caminho pela frente, com tarefas e listas enormes para serem cumpridas.
Afinal, compras, reuniões de família, viagens e jantares podem deixar de ser uma alegria se você não seguir uma certa organização e, mais do que isso, manter a calma – acima de tudo.
Para o psicólogo e terapeuta corporal André Trindade, do Núcleo do Movimento, em São Paulo, o ideal nesta época seria sair da cidade e só voltar no início do ano que vem. Como isso não é uma coisa possível para a maioria das pessoas, ele sugere que você comece a tentar manter a calma reparando no seu próprio corpo. “É uma época de muito nervoso e a gente acaba deixando de prestar atenção em nós mesmos, principalmente no nosso físico”, afirma.
Segundo Trindade, caminhadas, por exemplo, seja na esteira ou no parque, são capazes de deixar o nervosismo e a ansiedade distantes. “Outra dica simples é fazer cinco pausas ao longo do dia para respirar, se movimentar, espreguiçar e esticar as articulações. Isso pode evitar o acúmulo de tensões”, completa o especialista.
De acordo com a terapeuta comportamental Denise Pará Diniz, autora do livro “Qualidade de Vida” (Editora Manole), é necessário definir uma meta e se organizar interna e externamente para manter o clima natalino.
Reunimos oito dicas dos especialistas para você não se deixar tomar pelos possíveis tormentos que podem acabar com o seu final de ano.
1. Planeje e pense nas características de cada pessoa que pretende presentear. É importante se preparar também para imprevistos como trânsito e filas. Ah, também não vale se desesperar se não encontrar exatamente o que tinha em mente, mude de ideia e adapte-se à situação.
2. Respire fundo. O clima é de correria, sim, mas sempre há uma saída: encha o pulmão e a barriga de ar, segure por cinco segundos e solte devagar. Faça isso três vezes. Se não funcionar quando você estiver dentro de um shopping ou no trânsito, vá para casa e compre parte dos presentes pela internet.
3. Saiba dizer não. Se achar que não vai dar conta de preparar a ceia, comprar os presentes e arrumar a mesa, comunique para a sua família e faça uma festa mais simples. Não adianta ir além dos seus limites físicos, psíquicos ou sociais.
1 comentários:
seu blog sempre chic,em visual e matérias,parabéns!
Postar um comentário