"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Cortina e Tapete: Dupla Charmosa

Transforme sua sala de estar escolhendo a cortina e o tapete ideias.

A combinação perfeita para cada ambiente

Salas pequeninas

O truque para fazer o cômodo parecer maior é usar um só tapete - de tamanho grande e escuro. Estampas são permitidas, mas sem exagero. As listradas, por exemplo, são uma boa. Coloque a peça à frente dos sofás, sempre debaixo do móvel, deixando sobras de 20 cm para cada lado. Já as cortinas devem ter cores claras e ficar rentes ao chão.

Salas grandes

Invista em vários tapetes pequenos, que darão ar intimista. Aqui, as sobras do tapete devem ter de 20 a 50 cm para fora do móvel. As estampas não devem ser iguais, mas, sim, criar uma harmonia de tons. As cortinas, no entanto, precisam, sim, ser idênticas. Para não deixar um clima pesado, prefira tecidos leves, como o voil e as palhas de seda.

O Tapete

Ao contrário do que se pensa, ele pode ser usado em todas as épocas - e não apenas no inverno. Isso porque os tapetes dão conforto ao ambiente e ainda protegem o piso de riscos. Se você tem crianças em casa, prefira os felpudos, que amaciarão quedas. Sofre com alergia? Quando for comprar, peça por modelos de náilon.

Como limpar?

Varra os tapetes das áreas centrais a cada dois dias. Durante a faxina semanal, vale passar um pano úmido, mas apenas se estiver calor. Antes, o melhor é molhar uma pontinha do tapete para conferir se não haverá alteração da cor.

A Cortina

Essa peça dá uma cara especial à sala, garantindo privacidade. Mais que isso: impede a incidência de sol sobre o cômodo, o que alonga o período de manutenção dos móveis, além de evitar rachaduras no piso e desbotamento dos tecidos. E lembre-se: você não precisa gastar os tubos para ter uma. Compre um pedaço de tecido e o varão e faça a barra você mesma!

Como limpar?

O acúmulo de pó é inevitável. Por isso, passe um aspirador em sua extensão toda semana. Caso não tenha o aparelho, agite o tecido e faça uma lavagem completa a cada dois meses.

Faça a escolha certa

O que você deve avaliar para levar o tapete e a cortina ideais:

· O tamanho e a cor predominante do ambiente.

· A quantidade e o estilo dos móveis ali dispostos.

· Fuja das estampas gritantes.

· O comprimento da cortina, que deve ficar sempre bem rente ao chão.

· Para deixar o ambiente harmônico, combine o tom das paredes com o do tapete.

Fonte: M de Mulher

1 comentários:

Cíntia Mara disse...

Oi!

Tem selinho pra você no meu blog. Passa lá pra ver.

Como eu moro com meus pais, não tenho muito poder de decisão nessas coisas de tapete, cortina e tal. Mas vou dar uma olhada nas suas dicas q são sempre muito boas. Algum dia posso precisar.

Bjs

Photobucket