"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

CASAMENTO - Que roupa usar?

Você recebe um convite para uma festa de casamento e com isso a preocupação com o que deve ou não vestir. Se o convite não trouxer nenhuma sugestão do traje a ser usado como por exemplo black tie, white tie, formal ou informal, tente saber junto dos anfitriões, as características do evento. Mas um casamento é sempre uma festa que os noivos preparam com empenho e carinho pelo que os convidados têm de retribuir com os mesmos cuidados usando algo devidamente adequado. Tenha atenção sobretudo à condição social dos anfitriões, à hora da cerimónia e ao local onde esta se vai realizar.

Cerimónia antes das 17 horas
• Informal- vestido curto ou tailleur
• Semi-formal- vestido curto ou tailleur
• Formal- vestido cocktail ou tailleur mais sofisticado e mais acessorizado; pode, aqui, conjugar luvas e chapéu como se fazia nos anos 50.
Cerimónia após as 17 horas
• Informal- vestido cocktail.
• Semi-formal- vestido cocktail.
• Formal ou black tie- vestido comprido ou vestido cocktail mais sofisticado e mais acessorizado
• Ultra-formal ou white tie- vestido comprido com cauda ou vestido de baile onde pode usar com acessórios como jóias, peles, luvas, estolas, étc.
Cores Num casamento nunca use branco porque o branco é tradicionalmente um exclusivo das noivas, mesmo que hoje em dia todas as cores sejam permitidas no vestido de noiva. Evite também usar preto nas cerimónias diurnas. Contudo não se preocupe em usar ou não a mesma cor das mães ou madrinhas; é impossível conseguir coordenar-se com toda a gente numa festa de casamento.



Sapatos e carteiras O mais fácil será combinar sapatos e carteira (proporcionada ao seu tamanho e tipo de roupa, mas nunca demasiado grande) e optar por um tom acima ou abaixo em relação à cor do vestido. No entanto, com alguma experiência pode perfeitamente “brincar” com os acessórios e escolher cores contrastantes e inusitadas. Isso, junto com outros acessórios, poderá dar todo o salero ao mais simples vestido.
Colares, brincos e pulseiras Embora acessórios devem ser escolhidos criteriosamente em função dos decotes, da decoração do vestido, do penteado que vai usar, étc. Verifique se são verdadeiramente imprescindíveis.
Chapéus Se usar chapéu faça-o somente nas cerimónias diurnas e nunca com vestidos ou saias compridas; com estas, pode no máximo colocar um adorno ou pequeno toucado.
Luvas Se usar luvas coordene o tamanho destas com o comprimento da manga; luvas acima do cotovelo só se usam com vestidos caveados ou cai-cais. E por favor, tire sempre as luvas no momento de beber ou comer!
Écharpes Não subestime as écharpes, embora lhe possam parecer um acessório vulgar e incómodo. Fundamental num vestido caveado ou cai-cai, na realidade uma écharpe completa uma toilette dando-lhe um maior glamour. Pode usá-las da cor do vestido, dos sapatos e carteira ou optar também por fazer um contraste.
Cabelos e maquilhagem Capriche! Se puder vá a um bom salão. Nada como um cabelo bem trabalhado e uma boa maquilhagem ( que não significa muita!) para garantir a beleza até ao final da festa.

O acompanhante Eis outro ponto fundamental para arrasar logo à chegada - o seu acompanhante. Oriente-o de modo a compor a “sua” escolha coordenando-o consigo duma forma subtil. Numa outra ocasião especificaremos os trajes adequados para os homens.

Outros conselhos

Não precisa vestir-se como aquela pessoa que viu em determinada revista. Conheça o seu corpo e realce as partes de que mais gosta. Nunca abandone por completo o seu estilo pessoal, nem deixe que outros lhe imponham um gosto que não é propriamente o seu. Use, de facto, algo feminino e bonito pois roupa desportiva e casual ou roupa demasiado sexy não pertencem a casamentos. Pode estar fantástica e, sobretudo, requintada sem revelar demasiado e sem se cobrir de lantejoulas de alto a baixo. É certo de que é livre de usar o que entender e que ninguém lhe irá pedir satisfações, mas o sucesso está certamente no equilíbrio. Use o bom senso e sobretudo não esqueça que num casamento os protagonistas são os noivos e que foi convidada para um momento deveras especial.

Glossário • Black Tie- é sinónimo de festa formal onde os homens devem usar smoking ou fato escuro com gravata. • White Tie- festa de grande formalidade onde os homens usam casaca de grilo com colete, camisa e gravata ou laço brancos. O correspondente traje para o dia é o conhecido fraque.



Fonte: Universo da Moda

7 comentários:

Márcia Correia disse...

Olá miga!
O que tenho para vc, é muito especial "PREMIO DARDOS"...vc merece.Vai na minha página e pegue o selo ---> http://dia-a-dia-com-jesus.zip.net/
Deus te abençoe!
Shalom

jana disse...

Amiga,este post deveria ter sido em dezembro rsrsr pelo menos p mim que fiquei doidinha c tanto casamento!!Obrigada pela visita e sua amizade
beijos!!
Obs depois da história da origem dos perfumes,estarei postando mtas dicas de perfumes
bjus
parfumsluxury.zip.net

Rose Oliveira disse...

Oi querida!
Gostei demais desse post, quantas dicas maravilhosas...vim desejar um fds abençoado,
beijinhos,
Rose.

Unknown disse...

Olá irmã!
Pôxa, fiquei triste! Indiquei o teu blog lá no http://xeretanndonacozinha.blogspot.com - XERETANDO NA COZINHA, e nem foste pegar.
Peninha!
Talvez não seja o estilo do teu blog.
Por falar nisso daqui há uns dois dias estarei indicando 110 blogs para concorrer ao banner BLOG MANEIRO e um outro banner de um site especialidzado e reconhecido em divulgar blogs. Já coloquei até na lista o Dicas de Mulher Virtuosa~.
O indicado terá de publicar o banner e indicar outros dez.
SE NÃO DESEJARES, POR FAVOR ME DIGA. Porque se indico um blog e ele não segue adiante eu não concorro em igualdade.
Lindo final de semana para você, amiga e irmã em Jesus Cristo.

(ME DE UMA RESPOSTA)

Unknown disse...

Hum, hum, deu certo! De vez em quando bico funciona!
Respondi teu comente no meu.
Quanto aos selos do concurso postarei amanhã.
Oh, o amor de Cristo que está em nós não se acaba, viu?
Beijos.

ana disse...

http://anaabrunhosa5.blogspot.com/2008/08/o-que-vestir-num-casamento.html

Bibliografia
Cynthia Nellis, Your Guide to Women´s Fashion

NOTA:
*artigo publicado na edição de Junho de 2006 da revista Noivas de Portugal

Unknown disse...

Quero ser sua miga de orkut,pois preciso de umas dicas

Photobucket