"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

DICAS DE ETIQUETA



As regras de etiqueta em almoços e jantares assustam, principalmente porque pouca gente as conhece bem


Onde coloco os talheres ao arrumar a mesa? Preciso esperar o dono da casa se servir para só então fazer meu prato? E o guardanapo, fica no colo? Tais detalhes, em muitos casos, acabam se transformando em dúvidas enormes na hora de aceitar o convite de um colega de trabalho para almoçar ou mesmo antes de fazer uma reuniãozinha em casa...


Segundo a jornalista e consultora de moda Helen Pomposelli, do Rio de Janeiro, hoje as pessoas preferem receber de maneira mais informal. Mas a especialista recomenda cuidado para não transformar a informalidade em falta de educação.

O jantar em estilo bufê, onde cada um faz seu próprio prato, é bacana, mas recomenda-se acomodar os convidados sentados à mesa", adverte. "É muito chato fazer as pessoas comerem espalhadas pela sala, equilibrando o prato sobre as pernas - principalmente se seus convidados forem idosos", explica Helen.

Tire a formalidade de letra

1. Qual é a forma correta de arrumar a mesa para um almoço ou jantar?

As facas ficam do lado direito do prato, com as lâminas voltadas para dentro. A colher de sopa (se tiver) vai ao lado da faca. Os garfos ficam do lado esquerdo, assim como os guardanapos, já dobrados. Os copos vão acima do prato, do lado direito.

2. Os anfitriões têm lugar determinado para sentar? E os convidados?

Em geral, os anfitriões se sentam na cabeceira. Eles podem ser servidos primeiro, mas as mulheres também podem ser servidas inicialmente ou algum convidado especial, quando houver. Esse convidado senta-se à direita do anfitrião. Os outros, onde lhes convier.

3. Tenho que segurar a faca e cortar com a mão direita?

Se você for canhota, não necessariamente. Para as destras, isso seria de bom-tom. Mas os especialistas recomendam, antes de tudo, que você se sinta confortável. Sentir-se segura é essencial para evitar gafes maiores, como deixar escorregar o talher, pondo comida para fora do prato.

4. Se servirem algo que não conheço e não sei como se come, o que devo fazer?

Espere alguém começar a comer e tente fazer igual.

5. Como devo proceder para me livrar de uma espinha de peixe ou caroço de fruta, por exemplo?Pode ser com a mão ou pondo no talher, tanto faz. Depois, coloque naturalmente este resto no cantinho do prato e continue comendo.

6. O que faço com o guardanapo quando estiver comendo? E quando terminar?

Se for guardanapo de pano, coloque-o sobre seu colo, sempre. Se for de papel, não precisa. Ao terminar de comer, disponha-o, dobrado, de volta à mesa, do lado esquerdo do prato.

Coma com classe!

Sair-se bem durante um almoço ou jantar, ou até mesmo num happy hour, também é uma questão de bom senso e educação

Dicas


· Leve à mesa só garrafas de vinho, que são elegantes.

Para sucos, mates e refrigerantes, uma opção simpática é colocar o líquido em uma jarra bem bonita!

· Se for usar guardanapos de papel, opte pelos grandes e desenhados (com flores, desenhos assimétricos etc).

· Os convidados que derrubarem um talher ou guardanapo no chão devem recolher o que caiu - mas cabe ao anfitrião providenciar outro para reposição.

O que é feio

· Celular: nunca deixe-o sobre a mesa. Mantenha-o na bolsa, de preferência no vibracall. Se tiver de atender, seja breve.

. Assoar o nariz: se precisar, levante e vá ao banheiro.

· Palitar os dentes: é feio! Uma pessoa prevenida carrega sempre fio dental para essas emergências. E, claro, faça isso no banheiro.

· Apoiar os cotovelos na mesa: o correto é apoiar o antebraço.

· Sentar-se à mesa sem camisa: mesmo que esteja apenas em família ou entre amigos, é profundamente deselegante comer sem blusa.

· Falar alto: nem todos querem saber o que você está falando. Modere a voz!

· Fumar: a fumaça incomoda, além de fazer mal à saúde. Nas refeições, incomoda mais ainda, principalmente quem não fuma.

Fonte: Mdemulher

2 comentários:

Débora Quézia disse...

AMEI AS DICAS <3
http://guiaparaprincesas.blogspot.com.br/

Nayara disse...

Mana graça e paz!!!
Celulares em cima em cima Gostei das dicas, beijos mana e aparece!!!!!

Photobucket