"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Como organizar um Chá de Mulheres na igreja


Devido aos inúmeros pedidos que recebemos,( a Leticia me pediu pelo facebook) seguem algumas dicas de como organizar um Chá de Mulheres. Adote as ideias e inove a programação de sua igreja com mais este evento.

Passo a Passo:

1. Local:

Providencie um espaço (salão, pátio , na igreja…) para colocar as mesas e cadeiras suficientes para todas as convidadas.

2. Cardápio:

- Elabore um cardápio e combine quem irá prepará-lo. Coloque-o nas mesas com os pratos que serão servidos ou etiquetas nos próprios produtos para facilitar a identificação.
- A comida: Um Café Colonial em geral começa com salgadinhos, pães diversos, queijo, presunto, patê e geleias, acompanhados de café, leite ou chá. Sirva também tortas e bolos.
- Os garçons: Convide alguns jovens ou os maridos e combine com eles que venham uniformizados (calça preta e camiseta branca, por exemplo) e providencie aventais (também podem ser feitos de TNT) ou gravatas borboleta para um toque divertido.

3. Decoração:

Escolha uma combinação de cores e a utilize na escolha dos enfeites. Por exemplo:
- Suave (cores “pastel”, rosas, azuis e verdes claros);
- Festivo e quente (dourado, amarelo, laranja);
- Apaixonado (vermelho, rosa, violeta);

Decore de acordo com o tema e ambiente que se quer dar à festa.

- Balões (bolas de aniversário):  Nas bancas (ou em sebos) há diversas revistas que ensinam a fazer enfeites com balões. É possível fazer arcos para colocar na porta e arranjos para pendurar nas paredes ou colocar nas mesas. Além de bonitos, são relativamente baratos.

- Flores: Consiga vasinhos de plantas floridas (violetas, calanchoe, etc..), embrulhe com papel celofane colorido e coloque como centro de mesa. Ou então, faça vasos (latas de refrigerante ou garrafas pet cortadas) também embrulhados em celofane e com arranjos de flores naturais ou de papel.

- Toalhas para a mesa: Caso não tenha tolhas prontas, utilize TNT (procure em lojas de artesanato ou festas), é fácil de cortar e não desfia, assim não é preciso fazer bainha. Toalhinhas de plástico ou papel imitando renda podem ser colocadas por cima criando contraste.

- Enfeites – Nas paredes você pode colocar pedaços de cartolina ou papel craft (um para cada mulher, com o nome delas), onde seus filhos e amigos podem escrever dedicatórias e fazer desenhos durante a festa e no final elas podem levar para casa. Ou, coloque fotos delas com seus filhos, ou com outros familiares, quando eram crianças. Assim, as pessoas terão uma divertida exposição de fotos antigas, e poderão adivinhar quem é quem.

4. Atividades:( ideias para o dia das mães)

Sendo um chá festivo, é importante ter tempo para a convivência e a conversa livre, mas você pode fazer outras atividades, como:

- Apresentações de teatro e música dos filhos de cada convidada;
- Homenagem dos maridos, com canções, música, poemas, entrega de folhas ou diplomas;
- Gincana, com cada mulher e seus filhos competindo juntos;
- Brincadeiras típicas de chá de panela ou chá de bebê (veja com aquelas que recentemente passaram por isso).
- Contar histórias curiosas sobre as crianças e suas mães (peça antecipadamente às convidadas que escrevam histórias de suas famílias, selecione algumas e prepare para serem lidas durante a festa).
- Prepare um livrinho com estas histórias, intercaladas com desenhos das crianças, versículos bíblicos, poemas, etc. Faça tudo em preto e branco, tire xerox e dê o acabamento com grampeador ou coloque numa pasta apropriada para cada mãe.
- Se a festa for apenas para as mães, sem as famílias, você pode convidar médico, pedagogo ou psicólogo para uma breve palestra sobre tema de interesse das mulheres (de acordo com a faixa etária das suas convidadas). Por exemplo: Menopausa, Desenvolvimento Infantil, Namoro dos filhos, Escolha de escolas, Gravidez…

5. Música
No mais, um fundo musical agradável e muita diversão!

Lembre-se de convidar as pessoas com antecedência e procure saber quantos vêm para poder calcular cadeiras e comida.



Fonte: Portal da Escola Dominical



0 comentários: