"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para arrumar sua mesa de Natal!

10 dicas para decorar a mesa de forma simples e deixar sua ceia de Natal ainda mais bonita

A noite de Natal é uma diversão para a família. Enquanto a criançada não vê a hora de abrir os presentes, os adultos contam os segundos para atacar os saborosos quitutes. Os pratos tradicionais deixam a mesa ainda mais bonita, mas não são as únicas atrações. É preciso caprichar na decoração, que deve encher os olhos.

“É uma festa especial, que nos motiva a reunir as pessoas queridas ao redor da mesa para celebrar. Enfeitá-la com bom gosto é fundamental para surpreender os convidados”, afirma a decoradora Amelinha Amaro, proprietária da loja Divino Espaço. E, acredite, não é preciso gastar muito para deixar todos de queixo caído. “Cada um recebe do jeito que quer ou pode, não é necessário luxo ou sofisticação. O importante é estar rodeado de pessoas queridas”, completa.

Segundo ela, a lista de truques para compor a decoração com materiais que não pesam no bolso é extensa. “E vale reaproveitar enfeites que se tem em casa”, diz. É nesse momento que a criatividade deve entrar em cena. “Nada melhor do que usar a imaginação e apostar em dicas simples para dar aquele toque”, afirma o designer de interiores Leonardo de Magalhães.

Para ajudar a compor a mesa perfeita, especialistas listaram dez itens imprescindíveis que devem ser levados em conta. Confira:


1 – Pratos decorativos

A dica da decoradora Titina Leão é integrar os pratos que serão saboreados à decoração. “É possível fazer um lindo arranjo de centro com as frutas que serão servidas. Aproveite esse colorido”, diz. Os petiscos podem receber enfeites feitos com palitos de sorvete ou de dente. “Espete bolinhas de isopor pintadas com motivos natalinos (árvores, bengalas e gorros)”, sugere Magalhães.

2- Enfeites do dia a dia

Antes de comprar qualquer item para a decoração, abra o armário e veja o que pode ser aproveitado. Taças podem ser transformadas em castiçais. Bolinhas de Natal podem ser colocadas em vasos de vidro. E laços de fita podem arrematar as travessas. Outra dica é fazer laços com fitas coloridas nas cadeiras.

3- Reciclar é preciso

A palavra de ordem é repaginar. As bolinhas coloridas que foram usadas no Natal do ano passado, por exemplo, podem ser cobertas por tintas de outras tonalidades e até mesmo detalhes feitos com purpurina. “Depois, as espalhe pela mesa”, sugere Magallhães. Outra dica é reciclar as velas que se tem em casa. “Pintar de dourado é uma boa opção. Elas conferem aquela sensação de aconchego ao jantar”, ressalta Titina.

4 – Louças que surpreendem

A louça escolhida deve estar em harmonia com a toalha e com o resto da decoração. Se você optar por uma mesa com tons tradicionais (dourado, vermelho e verde), os pratos mais indicados são os brancos. “Porcelanas ou peças de vidro são sempre boas opções para todos os ambientes”, diz Amelinha. Mas se a ideia é inovar, aposte em itens coloridos e com formatos inusitados, como os quadrados. Os estampados com desenhos natalinos também são bem-vindos.

5 – Complementos fundamentais

Os guardanapos podem roubar a cena no momento de arrumar a mesa. Em composições mais sofisticadas, os de pano são recomendados. “Faça um laço dourado em volta de cada um”, diz Amelinha. Argolas coloridas e fitas também ajudam a compor o guardanapo de forma diferenciada. Nas decorações divertidas, os itens com motivos natalinos estão entre os mais usados. “A criançada adora e o colorido é especial”, afirma Titina.



6 – Não se esqueça das flores

Elas são sempre recomendadas para arranjos de centro de mesa. A dica é fazer composições com itens que são a marca do Natal, como maçãs bem vermelhinhas e pinhas.

7 – Atenção à toalha

Base de todas a decoração, elas devem ser escolhidas com atenção e precisam estar impecáveis: limpas e passadas. É possível optar entre diversos modelos – inclusive os com estampas natalinas, basta ter bom senso para não pesar a decoração. “Abuse da criatividade e analise os outros enfeites”, diz Amelinha. Jogos americanos, passadeiras bordadas e estampas xadrezes e listradas também podem ser usadas.

8 – Escolha as cores

A combinação tradicional de cor é o vermelho com verde, mas há também o dourado e vermelho, o branco e azul ou o prata com branco, mas não há restrições àqueles que desejam inovar. “Um Natal laranja e amarelo, por exemplo, pode ficar alegre e maravilhoso”, sugere Titina. O fundamental é trabalhar com duas cores para não deixar a decoração carregada.

9 – Mapeie a distribuição

Fique de olho na disposição dos itens que farão parte da composição, o cuidado vai desde as louças até os pratos. “A mesa deve ter respiros. Tudo o que for colocado sobre ela deve aparecer”, diz Titina. Uma boa solução, segundo ela, é pegar papel e caneta e fazer um pequeno mapa para marcar o local exato de cada item.

10 – Cuidado com o exagero

É importante se preocupar com a harmonia entre cores e formas. Nada de colocar muitos enfeites ou arranjos e entulhar a mesa. “Menos é mais”, ressalta Magalhães.

Agora, é só comemorar o Natal!

Fonte: site IG

0 comentários: