"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Casa Renovada para começar o Ano!


Se neste ano faltou tempo ou dinheiro para mudar o visual da casa, ainda é possível fazer pequenas reforma ou redecorar os ambientes para entrar 2012 com o lar repaginado. Mas esqueça temporariamente as grandes obras se não quiser passar o Réveillon no meio da bagunça.

No fim de ano, tudo é mais difícil e demorado, desde prazo de entrega de materiais de construção até conseguir mão de obra disponível. "Um reforma maior requer um projeto mais detalhado. Se isso for executado às pressas, pode não ficar ao gosto do cliente", afirma a arquiteta Maithiá Guedes (SP).

Sendo assim, confira 19 dicas simples, fáceis e práticas – muitas delas sem gastar muito – que vão fazer toda a diferença na hora de renovar a casa.



1. Renove a pintura das paredes de pelo menos um ambiente da casa. Certos tons, como os beges, trazem mais sofisticação.

2. Se na casa predominam os tons neutros, aposte em uma parede colorida para mudar a cara do ambiente, ou vice-versa.

3. Ao invés de pintar, uma opção é colocar papel de parede em um ambiente. Para dar um ar ainda mais diferente, escolha os modelos com texturas ou com formas geométricas, que estão em alta. “É um artifício que evita muita mão de obra e sujeira”, indica a arquiteta Roziane Faleiro (MG). Se for aplicado no lavado, a profissional aconselha optar por um papel de parede lavável.

4. O revestimento em impressão digital também é uma boa solução para destacar um ambiente. Trata-se de um desenho feito sob medida para ocupar toda uma parede. Pode ser a imagem de uma paisagem, formas geométricas ou algo personalizado, como a foto da família, por exemplo.

5. Na sala de jantar ou no living, uma luminaria nova pode dar um charme diferente. Caso prefira, pode-se comprar um tecido diferente e fazer uma cúpula personalizada para o antigo abajur.

6. Arandelas de linhas mais retas e feitas de vidro, fibra ou madeira são boas alternativas para mudar a cara do lavabo.

7. Para mudar a iluminação sem investir muito, a dica é espalhar algumas velas pela casa. Elas aquecem o espaço e dão um charme especial para receber convidados.

8. Aquele aparador antigo, encostado em um canto da sala, pode virar uma peça de destaque no ambiente se receber uma pintura de cor vibrante, como amarela, verde ou cor-de-rosa. Primeiro, lixe o móvel, passe laca branca e depois cubra com tinta própria para a madeira, que pode ser tanto fosca, semibrilhante ou brilhante.

9. Troque as almofadas da sala  por peças de cores mais alegres, que deem mais vida ao ambiente. “O verde Tiffany, por exemplo, é um tom sofisticado, clássico, que não sai de moda”, aconselha a arquiteta Vivian Coser (ES). O composê de listras com estampas florais também é tendência para o verão.

10. Tapetes de fibras naturais podem ser colocados na sala ou nos quartos. Como são neutros, combinam com tudo.

11. No quarto das crianças, prefira os tapetes de fios de náilon antialérgico, que são modernos e bastante confortáveis.
12. Para mudar o quarto das crianças, aposte em adesivos divertidos. “Este é um recurso rápido, com custo bem acessível e simples de aplicar. É colocado em questão de minutos”, indica a arquiteta Maithiá Guedes (SP).

13. Adornos diferenciados, como caixinhas coloridas e quadros com temas infantis, vão agradar no quarto dos pequenos.
14. Para renovar a cozinha sem muito quebra-quebra, uma sugestão são os revestimentos que podem ser aplicados diretamente sobre o piso antigo.

15. Para dar cara nova ao azulejo antigo, dê uma demão de tinta especial para cerâmica. É rápido e prático: seca em 24 horas.

16. Para os banheiros, adesivos do tamanho das peças dos azulejos podem cobri-los, dando uma ar mais moderno ao ambiente.

17. Na varanda, uma pintura simples com textura em tom terracota já transforma o ambiente. Quem preferir algo ainda mais charmoso, pode apostar no ladrilho hidraulico.

18. Trazer o verde para a parte interna da casa é uma boa dica para mudar. Invista em plantas como o buxinho e o bambu-mossô, ou flores como orquideas, rosas brancas e hortênsias. Não tem como errar.

19. A samambaia voltou com tudo. Compre alguns exemplares e espalhe-os pela varanda ou pelo quintal.

Fonte: site Ig



0 comentários: