"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Penteados para Noivas



Adornos baixos e tranças, cabelos mais naturais e sem muito polimento. De acordo com a especialista em técnica de penteados, Lydia Guevara, essa é a tendência que faz a cabeça das noivas. Mas, independente da moda, o que se deve levar em consideração na escolha do penteado é a idade, o formato do rosto, o local e horário do casamento.

As mais jovens pedem penteados mais sutis. Já as que têm mais de 40 anos, tendem à naturalidade no cabelo, sem muita sofisticação. Para o diretor artístico do BSG Club, Mauricio Cid, o cabelo semipreso com ondas grandes é uma tendência atual nos casamentos. "Depende muito do estilo da noiva e do vestido, obviamente, mas ele tem sido o mais pedido hoje. O penteado bem preso na frente permite que dure a noite inteira", ressalta.

Optar pelo semipreso é vantagem tanto para as noivas mais jovens quanto para as mais velhas, já que o penteado se adequa a todos os tipos de cabelos. "Principalmente as noivas com mais de 35 anos preferem os penteados mais soltos, porque as rejuvenesce", afirma a cabeleireira Raquel Polo, do Studio Fred.

De acordo com Raquel, a tendência é mesclar tranças nas mechas cacheadas. "O trabalho da trança é feito no couro cabeludo. Os fios ficam soltos, depois de deixá-los encaracolados com baby liss". Seguindo esta mistura de penteados, o estilo moicano também sofre alteração. Em vez de ser um topete com laterais soltas e lisas, agora, a ele são acrescentadas uma ou duas tranças na lateral. A recomendação é de que seja feito em rostos redondos.

COMBINE O PENTEADO COM O FORMATO DO ROSTO



Rosto quadrado: segundo a cabelereira Raquel Polo do Studio Fred, as faces quadradas ficam adequadas com coque bem volumoso. Mas é preciso não deixá-lo "colado" junto ao rosto. "Desta forma, os olhares se voltarão ao coque e dará leveza ao formato do queixo". Para as que preferem o cabelo mais comprido, o hairstylist Mauricio Cid sugere fazer ondas suaves e toques de luz por meio de mechas localizadas. "Deve-se evitar o cabelo muito reto", afirma.



Rosto triangular: usar franja para cobrir a frente é o indicado para noivas com esse tipo de rosto. A sugestão do especialista é manter o cabelo comprido, com movimento e volume. Atente para a dica: quem tem este formato de face deve evitar usar o cabelo dividido ao meio.



Rosto oval: o ideal para este formato é dar volume aos lados do rosto. Fazer uma franja desfiada ou mais grossa trará resultado satisfatório. Se o rosto for comprido, a recomendação é de que o semipreso tenha maior volume na parte de trás da cabeça, com rabo mais estruturado e ondas irregulares.



Rosto redondo: o mais importante neste caso é dar volume na parte superior da cabeça e tirar o cabelo do rosto. A face redonda também favorece cabelos na altura do ombro e desfiados.



Mesmo não havendo restrições ao semipreso, o look aliado a um aplique pode dar volume às madeixas de noivas com pouco cabelo. Neste caso, a cabeleireira usaria um extensor. "Costumo deixar o cabelo que será aplicado preso ao extensor durante uma semana. Esta técnica deixa com aspecto natural de volume", explica Raquel.

Depois que a noiva fez a escolha do penteado, vem a opção por um acessório, que irá ajudar a realçar a noiva e o look do cabelo. Segundo Cid, este item depende diretamente do penteado: "Não se faz mais penteado de acordo com o acessório, mas sim o acessório que depende do penteado". Pontos de strass, plumas, flores (desde as maiores até as pequenas), ou algo relacionado ao vestido são os mais utilizados.

Para as faces alongadas, os hairstylists sugerem colocar os acessórios em uma ou duas laterais. Para rostos curtos, a composição do penteado deve realçar o topo e deixar alguns fios soltos ao natural. "Isso vai suavizar a feição e ressaltar a jovialidade", afirma Lydia Guevara. A especialista aponta que no segmento de noivas o fundamental é criar algo conforme o estilo do vestido, do casamento e do rosto da noiva.

Outros fatores auxiliam na definição da escolha do penteado. O horário e local do casamento assumem papel importante nesta etapa. Se o período da festa for matinal, a preferência deve ser para penteados mais naturais, baixos e soltos.

"Trabalhe com pins delicados em formato de flor", sugere Lydia. A simplicidade e a naturalidade também irão permear o vestido e o cabelo da noiva, caso o local da festa seja um sítio, durante o dia.

Já o casamento realizado à noite exige um look mais atrativo, com muito brilho. A utilização de acessórios altos irá oferecer "sofisticação máxima".

Para não correr o risco de ter que mudar de penteado no dia do casamento pela não adequação ao estilo da noiva, os especialistas recomendam que se faça uma prova. Assim, o profissional vai saber o que atrai a preferência da cliente, de acordo com as características físicas dela: testa, orelhas e olhos. "Se a testa for pequena, por exemplo, o ideal é fazer uma franja assimétrica", afirma Lygia. No penteado é preciso ressaltar a beleza natural e fugir dos pontos negativos.

Fonte: Site da BBel

0 comentários:

Photobucket