"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Esfoliação Corporal e Facial

Esfoliar o corpo e o rosto traz tantos benefícios que deveria ser prática obrigatória entre as mulheres. Como proporciona a retirada de células mortas da pele, estimula sua renovação celular, garantindo mais vitalidade e saúde à derme.

"A esfoliação auxilia na desobstrução dos poros, beneficiando o tratamento de acne (cravos e espinhas), facilita o crescimento dos pelos e o tratamento de Foliculites (pelos encravados) e melhora a penetração de ativos (hidratantes, cosméticos, autobronzeadores) na camada córnea da pele", explica a médica dermatologista Ana Paula Silvestre.

Ela sugere que a esfoliação seja feita duas vezes por semana. "Se realizada muitos dias na semana ou dias consecutivos pode ocasionar microtraumas e, consequente, irritação na pele, principalmente quando associada a algum tipo de tratamento, como uso de ácidos ou medicamentos tópicos para acne", alerta.

A fisioterapeuta dermato-funcional Tânia Antonialli lembra que a pele oleosa é a que mais se beneficia com os efeitos da esfoliação. "Essas podem ser esfoliadas até três vezes por semana, com esfoliantes suaves. As peles normal e seca podem ser esfoliadas apenas uma vez ou a cada 15 dias", sugere. "O importante é fazer movimentos suaves e nunca agredir a pele. Para os cuidados diários é imprescindível usar sabonete específico, tônico e protetor solar".

Segundo ela, os esfoliantes caseiros devem ser usados com cautela, pois as partículas do açúcar, por exemplo, são irregulares e podem lesar a pele e não fazer uma esfoliação uniforme. "Use portanto em áreas como joelho, calcanhar e cotovelo, ressalta. Elas devem ser aplicadas delicadamente, em movimentos circulares e ascendentes por 2 a 3 minutos. Em seguida deve-se enxaguar com bastante água, hidratar e sempre usar protetor solar.

Esfoliantes Faciais

- Esfoliante de aveia

Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos finos com duas de mel

- Esfoliante para pele oleosa

Bata no liquidificador casca de abacaxi com água e misture o sumo com duas colheres de aveia

- Esfoliação para pele oleosa

Misture 1 colher de chá de iogurte com 1 colher de sopa de aveia

Esfoliantes Corporais

Esfoliante de açúcar (em áreas como joelho, calcanhar e cotovelo)

Misture 5 colheres de sopa de açúcar com 5 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Esfoliante de fubá ou açúcar mascavo

Massageie o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar mascavo. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas

Esfoliação de aveia

Misture 3 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo, 1 colher de aveia em flocos grossos, suco de meio limão e 1 colher de sopa de mel. Esfregue no corpo por 2 a 3 minutos e enxágue bem (cuidado com a exposição solar).

Vamos então ao passo a passo de como esfoliar corretamente a pele.

1. Lave bem a pele antes de começar a esfoliação.

2. Pegue uma quantidade de esfoliante e espalhe na pele limpa e molhada com água morna e espalhe pequenas quantidades pelo rosto (igual a gente faz para aplicar a base). Isso evita que a primeira parte a ser massagedada ganhe todo o produto antes das outras.

3. Escolha produtos adequados ao seu tipo de pele e evite ingredientes irritantes. Isso é especialmente importante para a esfoliação que já é um passo que pode irritar a pele. Quem tem a pele oleosa e com tendência à acne se beneficia de produtos a base de ácido salicílico ou glicólico. Já quem tem a pele seca pode usar um esfoliante que seja ao mesmo tempo hidratante. Evite produtos muito grosseiros que machucam a pele. A não ser que você esteja acostumada e esteja dando certo é bom evitar receitas caseiras.

4. Massageie cada região do rosto por cerca de 10 segundos (é rapidinho mesmo, o excesso de esfoliação não gera benefícios e irrita a pele). Evite a área em volta dos olhos que é muito fina e sensível. Os lábios podem ser esfoliados, mas com cuidado. Não se esqueça do pescoço!

5. Massageie o rosto de dentro para fora e de cima para baixo na região do nariz já que esse é o sentido da drenagem linfática do rosto. Não esfolie diretamente as espinhas se você tem acne. Você pode romper a lesão, contaminar o resto do rosto com as bactérias que estão ali e ainda aumentar a inflamação no local.

6. Enxágue bem, primeiro com água morna para facilitar a retirada do esfoliante e depois jogue uma última água mais fria para ajudar a retrair os poros e ativar a circulação. Tem que enxáguar direito até não sentir mais nenhum grãozinho de esfoliante! Isso leva mais tempo do que a esfoliação em si.

7. Use uma toalha limpa para secar ou lenços de papel. Não precisa esfregar a toalha, a esfoliação já foi feita.

8. Não precisa esfoliar com muita frequência. Em geral uma esfoliação bem feita uma vez por semana é mais do que suficiente. O maior erro da esfoliação é abusar dela. O excesso pode aumentar a oleosidade da pele bem como irritar demais. Não adianta querer tirar as manchas na força!

P.S.. Bom , amigas virtuosas, eu estou usando um novo produto da Avon, o clearskin profissional ( esfoliante facial de limpesa profunda)..estou gostando muito.

Para o corpo, estou usando tb da Avon, um esfoliante Planet spa( manteiga de Karite da Africa, com açucar mascavo), tb gostei.



0 comentários: