"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Alimentação nas Férias

Férias, quem não gosta delas? Momento de descansar, se divertir e renovar as energias. E para alguns, época em que os hábitos alimentares saudáveis também entram de férias e é aí que mora o perigo! Apesar de férias serem sinônimo de "aproveitar a vida", isso não significa que devemos descuidar de nossa saúde.

Dicas para uma boa alimentação nas férias

. Tome um bom café da manhã, refeição mais importante, pois garante energia para você começar e curtir seu dia bem disposta. Inclua pães integrais, frutas, sucos, iogurtes magros e cereais.

• Cuidado com os embutidos (presunto, queijo, salame, etc). Eles são ricos em gordura, colesterol e sódio. Prefira os de menor valor calórico: mussarela light, mussarela de búfala, peito ou blanquet de peru light e presunto magro.

• Não fique mais de 4 horas sem comer, para seu metabolismo não ficar lento e você não exagerar a hora que der fome.

• Evite comer besteiras calóricas e nada saudáveis (pão de queijo, salgado folhado, fritas, etc) no lugar de um prato de comida equilibrado (salada, arroz, feijão, filé grelhado e legumes).

• Se possível, varie. Inclua carne, peixe e frango, legumes e verduras diversas (crus e/ou cozidos), frutas, arroz integral se possível, castanhas, pães ou torradas, massa ou batata (cozida de preferência), etc. Quanto mais colorida for sua alimentação, melhor!

• Nos restaurantes, evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos caseiros, que são freqüentemente expostos em ambiente não refrigerado.

Férias na praia

• Consumir muito líquido para compensar a perda de água e sais minerais devido ao aumento da transpiração. Beber bastante água e água de coco.

• Atenção aos sanduíches naturais! No lugar da maionese, prefira ricota ou atum desfiado.

• Evite o excesso de bebidas alcoólicas que, além de calóricas, não são nada saudáveis.

• Na areia vá de picolé de frutas, espetinho de camarão grelhado, salada de frutas e açaí.

• No quiosque vá de peixe grelhado com legumes, arroz, suco de laranja e salada de frutas.

•Fique atento aos alimentos vendidos na praia. Saber como foram preparados e verificar se estão sendo conservados de maneira correta. Nesta estação, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os nossos cuidados com os alimentos. De preferência leve seus lanches e petiscos de casa em caixas térmicas!

Com essas dicas você aproveita as férias com saúde.


"O que somos em cada momento é o resultado da soma de toda a nossa vida."

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