"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

A dieta certa para cada idade

Perca peso e ganhe saúde com atitudes e alimentos adequados para cada etapa da vida

Para estar em paz com a balança e ter saúde de ferro, basta seguir uma alimentação equilibrada e fazer ginástica, certo? Errado. Além disso, é fundamental saber o que é adequado fazer (e comer) em cada fase da sua vida.

Um estudo americano mostra que comer direito e na hora certa faz você apa-rentar até 27 anos a menos do que sua idade real. A pesquisa foi feita pelos médicos Michael Roisen e John La Puma, autores do livro A Dieta da Idade Verdadeira (ed. Campus).

"O segredo é fazer boas escolhas ao longo do tempo". Leia as dicas da especialista e siga o cardápio certo para sua idade. Ele emagrece e rejuvenesce!

Como se manter sempre jovem

Hortaliças

Cinco porções diárias de vegetais descontam seis anos da idade cronológica.

Molho de tomate

Fortalece a proteção do organismo.

Sem sal

Punhados de ervas dão mais sabor aos alimentos. Diminuir o sal na comida resulta em três anos a menos na idade.

Frutas à vontade

Evite guloseimas açucaradas: troque-as por frutas. Com quatro porções ao dia, você diminui sua idade em quatro anos.

A nutricionista Teresa Labanca, Coordenadora de nutrição do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro, preparou um cardápio para ajudar a emagrecer em todas as fases da vida. Confira o melhor para a sua idade.

Até os 30 anos

O metabolismo está a todo vapor. Basta fazer exercícios e ajustes na alimentação



Durma bem
Assim, você tem a memória preservada e garante o bom humor e a criatividade.
Exercite a paciência
Reserve alguns minutos do dia para atividades que exijam atenção, como arrumar um álbum de fotos.
Coma castanha-do-pará
Ela combate o cansaço. Mas não abuse: cada castanha tem cerca de 53 calorias.
Beba leite
Três porções diárias de leite e derivados podem suprir a carência de cálcio e evitar problemas como osteoporose.

Cardápio até 30 anos

Café-da-manhã - 1 pão francês sem miolo + 1 col. (sopa) de requeijão light + 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com ½ mamão papaia

Lanche da manhã - 2 castanhas-do-pará

Almoço - 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e palmito + 2 cols. (sopa) de arroz + 2 cols. (sopa) de feijão + 1 bife sem gordura grelhado + 1 ameixa

Lanche da tarde - 2 torradas + 1 fatia fina de queijo branco

Jantar - 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, couve-flor e cenoura + 3 cols. (sopa) de macarrão com cubos de tomate e manjericão + 1 filé de frango grelhado

Entre 30 e 40 anos

O organismo fica mais lento. Siga uma dieta rica em proteínas magras, com frutas, verduras, legumes e carboidratos integrais

Tome sol todos os dias

Dez minutos ajudam a fixar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio, que previne a osteoporose.

Evite alguns alimentos

Reduza o consumo de queijos, creme de leite, maionese, manteiga, embutidos (salsicha, linguiça etc.) e doces.

Administre o estresse

O cansaço do dia-a-dia faz a mulher reter mais líquido. Crie momentos para você, fazendo algo de que goste muito.

Cardápio dos 30 aos 40 anos

Café-da-manhã - 2 fatias de pão integral + 1 fatia média de queijo branco + 1 pote de iogurte desnatado batido com 1 col. (sopa) de aveia em flocos

Lanche da manhã - 1 fatia de abacate

Almoço - 1 prato (sobremesa) de salada de beterraba, grão-de-bico e cenoura + 2 cols. (sopa) de arroz integral + 1 bife grelhado + 1 pires de couve refogada com alho + 5 morangos

Lanche da tarde - 2 nozes + 1 copo (200 ml) de água de coco

Jantar - 1 prato (sobremesa) de salada de agrião, tomate e pepino + 1 prato (sopa) de legumes (sem batata e mandioca) + 1 fatia de pão integral


Entre 40 e 50 anos

Prepare-se para o climatério, período anterior à menopausa, incluindo na alimentação leguminosas com isoflavonas, como grão-de-bico e lentilha

Aposte na aveia

Duas colheres (sopa) dão energia e vitalidade. Ela reduz a ansiedade e mata a fome, além de combater a insônia e a prisão de ventre.

Dê uma boa espreguiçada

Relaxe a musculatura com alongamentos matinais.

Dê bastante risada

Um estudo norte-americano revelou que um minuto de gargalhadas proporciona uma sensação de bem-estar e disposição semelhante à de 15 minutos de bicicleta.

A partir de 50 anos

Modere no açúcar, no sal, na gordura e no café para evitar excessos nos níveis de colesterol e evitar diabetes e hipertensão

Dance com ele (ou a sós)

A dança trabalha o corpo, melhora a circulação e fortalece a musculatura.

Invista na soja

Ela tem substâncias que atenuam alguns sinais da menopausa.

Cultive novas amizades

Ter amigas protege contra a osteoporose, o mal de Alzheimer e o câncer.

Mantenha um jardim

A jardinagem dá prazer e faz o corpo se movimentar: agachar, empurrar, cavar...

Fonte: M de Mulher




4 comentários:

Marize Camara disse...

Matéria maravilhosa, adorei!
Beijos

Cíntia Mara disse...

Fiquei deprimida quando li que molho de tomate faz bem. ODEIO molho de tomate, não suporto nem o cheiro que me embrulha o estômago. Sem contar outras coisas que estão beeem fora da minha vida. Preciso dar um jeito de ir ao nutricionista logo, ver se alguém acha coisas que eu gosto e que fazem bem.


Bjs

Patrícia Bernardino disse...

Obrigada pelas dicas! Bjs!

nemacharmosa disse...

Peço permissão para compartilhar no meu blog está materia, achei muito importante esta divisão de idades na dieta.
Tá rolando uma blogagem coletiva para um 2011 mais saudável, e acho que toda informação é importante.
Parabéns e obrigada por dividir informações.
Beijos