"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

COMPLEXO DA BARBIE

Se eu me olhar no espelho vou perceber rapidamente que não sou a boneca Barbie. Não tenho cabelos de Barbie nem olhos de Barbie, muito menos o corpo da Barbie. Também não tenho intenção de posar nua para uma revista masculina, nem acredito que as músicas que tratam a mulher como mero objeto sexual têm a ver comigo.

Infelizmente, o corpo da mulher se tornou algo banal, uma mercadoria barata. O valor da mulher está no seu corpo, mais precisamente nos seus seios e nádegas. Ai daquelas que estão com uns quilinhos a mais! O padrão de beleza atual tem levado muitas jovens a enfrentar o quadro de doenças como bulimia e anorexia. E ai daquelas que têm os cabelos encaracolados!

Querer se arrumar, ir ao cabeleireiro, comprar uma roupa nova e até mesmo praticar esportes ou fazer exercícios físicos não é o problema. O problema é querer ser Barbie; é pensar que um corpo esculpido é garantia de felicidade, e esquecer que o coração é que precisa ser esculpido e os neurônios sarados. A Bíblia mesmo fala que a alegria produz a beleza do rosto: "O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate" (Pv 15.13).

É difícil manter uma auto-estima elevada num mundo que valoriza um corpo de Barbie. Difícil não perder horas se castigando em frente ao espelho por não ter conseguido alcançar o objetivo de só comer alface todo dia até atingir um corpo de modelo.

Mas o que nós, mulheres cristãs, temos a ver com isso? Que respostas práticas daremos ao problema da banalização do corpo da mulher? Iremos nos conformar, ou melhor, nos apropriar do modelo de mulher que nos é imposto? É possível resistir? De que maneira, toda essa preocupação com a beleza atrapalha a nossa inserção no mundo, na sociedade?

Se você tem a oportunidade de conviver com mulheres bonitas, se prestar atenção irá perceber que essas Barbies da vida fumam, bebem, se drogam, ficam doentes e muitas não são amadas como gostariam. Mesmo tendo um corpo escultural não conseguem encontrar um grande amor.

Em vez de tentarmos ser Barbies, devemos ficar com a sabedoria do livro de Provérbios e buscarmos a virtude, porque "enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" (Pv 31.30).


Fonte: http://www.amulhereseucriador.blogspot.com/

2 comentários:

Fabi disse...

Ai Dri, quando pequena minha fixação era em ser Paquita da xuxa, mais Paquita só loira né bem, então desisti!!kkkk...kk...

Deus seja contigo miga por toda semana!!!

Alessandra disse...

amei o post,é verdadeCuidar da beleza é bom,mas isso não deve ser o centro de nossa vida.Um beijo.

Photobucket