"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para receber bem os seus amigos!


14 dicas espertas da arquiteta e personal organizer Juliana Faria para fazer uma recepção de sucesso


Fazer um jantar em casa para os amigos é sempre uma atitude valiosa para estreitar os seus laços com eles. Tudo deve ser feito com muito carinho e atenção para que tudo saia nos conformes e todos os seus convidados se sintam à vontade na seu lar. Para ajudar você a preparar uma noite daquelas, pedimos ajuda à Juliana Faria, profissional da empresa Yru Organizer. Confira!

1. Planeje bem!

Calcule a quantidade de pessoas que você vai receber em casa, pois todos os convidados devem caber confortavelmente nela.

2. Atenção!

Se o jantar não for dançante, reserve lugares para as pessoas se sentarem em algum momento da noite, mesmo que seja em sofás, pufes e poltronas. Não há nada mais desagradável do que ter que ficar a festa toda em pé.

3. Crie um clima

Encha a casa com flores e um perfume agradável, mas tome cuidado para não exagerar na essência. Velas e uma música suave de fundo também tornam o ambiente bem mais agradável.

4. Como servir?

O serviço à americana é a opção com menos regras, mais livre e descontraído, que combina perfeitamente com o perfil do povo brasileiro. Para isso, utiliza-se um bufê para manter a comida aquecida, e os próprios convidados vão se servir. Esse tipo de serviço deixa as pessoas mais livres para comerem o quê e o quanto quiserem.

Observe a ordem em que devem ser distribuídos os itens:

1º Pratos
2º Travessas de comidas com os seus respectivos talheres de servir
3º Guardanapos e talheres (sempre por último)


5. Recepção

Enquanto os convidados chegam, sirva algum tipo de bebida ou coquetéis acompanhados de diferentes canapés em algum ambiente onde não será feita a refeição.

6. Sem dispersão
Não ligue a TV ou deixe passando um DVD. A TV faz com que as pessoas deixem de conversar.

7. Alternativa!
Caso você não tenha um bufê para colocar as comidas, a mesa de jantar poderá ser utilizada para este fim, já que a intenção é não utilizá-la para fazer a refeição. Neste caso, retire as cadeiras para que os convidados possam circular com tranquilidade.

8. Como compor a mesa?
No jantar americano, os pratos, guardanapos e talheres estarão montados no bufê, então, a mesa poderá ser coberta com uma toalha branca e ter apenas um arranjo pequeno de flores no centro. Assim, os convidados poderão escolher onde querem se sentar.

9. Libere espaço
Deixe as mesas de centro e laterais livres e sempre limpas. Retire também o que não está sendo usado durante a recepção. Espaços livres para os convidados apoiarem seus copos e pratos são sempre bem-vindos.

10. Desafogue!
As bebidas devem ser colocadas em outro local para evitar aglomeração na mesa do bufê. E não se esqueça de que elas devem harmonizar com a comida.

11. Pratos simples
Pense antecipadamente o tipo de comida que vai servir e escolha algo que possa ser servido em pequenas porções. Não coloque nenhum prato que os convidados precisem usar faca. Jogos americanos rígidos são ótimas opções para servir de apoio para colocar o prato no colo.

12. Pense em todos!
Alguns convidados podem ter alergia a alguns tipos de alimentos. Informe-se previamente se alguém tem alguma restrição alimentar!

13. Espere com moderação!
Não é de bom tom servir antes que todos cheguem. O ideal seria servir a refeição uma hora após os convidados começarem a chegar. Mas se o atraso for muito grande, espere no máximo 1h30.

14. Para arrematar!
O jantar pode ser finalizado com um agrado. Monte uma mesa com café, licores e alguns bombons para os convidados, este é um diferencial que certamente será lembrado.


Fonte: papofeminino



0 comentários: