"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para realizar um chá de bebê


Não sabe como organizar o seu chá de bebê? Pois a primeira regra é não exagerar na produção. Sua preocupação deve ser em fazer uma reunião que tenha a sua cara, envolvendo os convidados em um clima de aconchego e carinho para começar a dar boas vindas ao bebê. E nada mais. Organizadoras de festas e consultores de etiqueta são unânimes em defender que não é preciso investir tanto para oferecer uma confraternização que ficará na memória dos convidados.


"A receita é sempre lembrar que menos é mais”, afirma a empresária Elizabeth Lima, da Fábula e Arte, empresa carioca especializada na produção de festas. "A elegância está na simplicidade e na organização da mesa".

Como exemplo, Elizabeth lembra de um evento surpresa organizado para duas amigas. Uma esperava uma menina e a outra um menino. “Vestimos ursinhos como meninos e meninas, com short e boné ou saias e laços”, diz. Uma dica: as peças podem ser aproveitadas depois, na decoração do quarto do bebê. Os ursos também podem ser vestidos com as roupas do enxoval --que devem ser lavadas depois, claro.

IDEIA DE MÃE

A professora Manuela Prado, de São Paulo, surpreendeu os amigos ao propor uma ideia diferente para presentear o filho João, hoje com quatro anos.

Além da lista básica, ela montou o "baú do bebê", onde guarda até hoje as recordações trazidas por quem quisesse para o menino, que só abrirá a caixa quando fizer 16 anos.

"As pessoas trouxeram revistas, fotos, cartas, CDs, desenhos", conta Manuela. "Assim, o João poderá ter uma ideia do que estava acontecendo do mundo quando ele nasceu".





O que pedir aos convidados?

De acordo com a consultora Célia Leão, que trabalha com etiqueta empresarial e pessoal, as pessoas estão deixando de lado a tradição dos chás de bebê, criados para ajudar a mãe a finalizar o enxoval do filho, para pedir itens caros ou realizar uma festa maior do que deve ser. O correto é que as pessoas levem apenas produtos baratos para a mãe e o bebê, como um pacote de fraldas, uma pomada para assaduras, um chocalho.

Quem convidar?

O chá de bebê deve ser realizado apenas para as pessoas mais próximas da gestante. "Chamar mais gente pensando na quantidade de presentes é o fim", diz Fabio Arruda, consultor de etiqueta e autor do livro “Etiqueta Não Tira Férias”. E mesmo que a intenção não seja angariar mais presentes, é bom evitar muita bagunça, principalmente porque o chá é feito mais próximo ao fim da gestação. Melhor mesmo é uma reunião pequena, divertida, mas tranquila entre pessoas íntimas e familiares.


Devo participar da tradicional brincadeira de adivinhação?

As brincadeiras de pintar as grávidas que não adivinham os presentes pela embalagem são uma tradição, mas, para consultores procurados por UOL Gravidez e Bebês, elas podem ser dispensadas. “Eu me abstenho até de comentar, de tão cafona”, afirma Célia. Para Fabio, tais brincadeiras não têm nenhuma graça ou charme. "Mas cabe à gestante participar ou não", diz ele.

Há outras brincadeiras que eu possa fazer?

A especialista em eventos e assessora Fernanda Pradella sugere opções mais originais para descontrair o chá de bebê: organizar a gravação de um vídeo com a participação do pai da criança; filmar previamente depoimentos de parentes e amigos, organizando um vídeo dedicado ao bebê (cuja primeira exibição pode ser no chá);  entregar uma lembrancinha para as amigas a cada vez que a anfitriã errar o presente (pode ser um chocolate, um chaveiro, um mini-bolo etc.)


Fonte: site uol


0 comentários:

Photobucket