"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas práticas para decorar sua casa


Para decorar a sua casa nem sempre há a necessidade de se investir muito dinheiro. Às vezes o processo se estabelece em cima de algumas dicas e detalhes que, quando realizados, fazem toda a diferença.

Nas paredes, por exemplo, use sempre cores claras, de preferência tons neutros como a palheta de beges.  Deixe a cor para detalhes menores, como almofadas e objetos decorativos. A maioria das pessoas prefere utilizar esta palheta, pois não torna o ambiente cansativo e, no caso de mudar a decoração, trocar os objetos coloridos é mais fácil, alterando completamente os cômodos.

Aparadores são peças incríveis. Se não tiver um, recicle uma penteadeira antiga ou um baú. Para uma decoração mais contemporânea, coloque uma grande bandeja de vidro, espelhada ou de prata sobre o móvel. Em cima vão garrafas, copos long drink, copos de uísque, licoreiras e porta guardanapos de preferência com um arranjo bem dinâmico. Do outro lado do aparador coloque uma orquídea em um cachepô de vidro. Se puder, posicione atrás do aparador um grande espelho com aproximadamente 2m de altura apoiado no chão.

Espelhos são objetos incríveis e fazem verdadeiros milagres, principalmente por espaços reduzidos. Se você nota que seu cômodo está pequeno, tente aumentá-lo com um espelho estrategicamente colocado. Promova os principais pontos do ambiente, ou seja, aquela parede que você nota por primeiro ao entrar em casa. Vale usar espelhos redondos com diâmetros de 1,50m ou retangulares como, por exemplo, 1,20 x 2m. Estes últimos podem ser apoiados no chão.

Vidros e espelhos também podem estar presentes nos cachepôs, bem como nos objetos, imprimindo cor aos ambientes. Coleções de vidros coloridos proporcionam muito charme aos ambientes, mas caso sinta que eles podem ficar carregados, utilize os mesmo tons do restante da decoração. Uma boa dica para quem não gosta de muita cor é aproveitar as variações de tons.

Iluminação é sempre importante. O ideal é que se tenha algumas lâmpadas para luz geral e outras para efeito cênico, que ressalta quadros e peças especiais.



Para dar um toque especial aos ambientes é possível usar peças em cerâmica ou bowls sobre as mesas de centro, aparadores ou mesas laterais. Outra sugestão é colocar uma vegetação pequena, como "dinheiro em penca", dentro desses objetos. Antigas sopeiras de louça servem como belos cachepôs para as plantas, além de imprimir sua marca pessoal e da sua família na decoração.

Livros e revistas interessantes podem virar elementos de decoração. Organize-os por tamanho dispondo em pequenas pilhas. Acima deles, coloque ainda pequenos objetos para dar um toque. É só empilhar mesmo, considerando um pouco os tamanhos e formatos. Pequenas bolas de vidro ou algum objeto menor, como uma minicadeira, deixam a sua decoração mais charmosa. Baús ou malas antigas podem simplesmente completar algum espaço ou ainda servir como mesas laterais. Também há opção de arranjos de porta-velas em tamanhos diferentes, para compor alguns cantos.


Molduras antigas são ótimos recursos decorativos quando você retira o quadro, passa uma mão de tinta e coloca apoiada em aparadores. Porta-retratos também são excelentes recursos que podem ser utilizados para compor a decoração. Utilize modelos diferentes, mas que sejam harmoniosos entre si, dispondo em conjuntos ou separados pela casa. Caso vá colocá-los na parede, organize-os no chão antes de pendurá-los. Isso facilita caso você queira preencher uma parede e montar este quebra-cabeças delicioso.

As almofadas são uma maneira econômica de você "vestir" sua casa e conferir pitadas de cor. Abuse dos tamanhos diferentes e tecidos com toque macio. Use capas para cobri-las, pois isso facilita a manutenção. As capas de linho e tecidos crus também podem vestir os sofás, tornando-se uma excelente alternativa para casas com crianças. Está liberado o uso de todos os tipos de tecidos, desde algodão até veludos e sedas, dependendo somente do seu estilo de vida. Se o ambiente for bastante usado, evite botões e pingentes, porque não são confortáveis, mas se forem para ambientes onde as almofadas são destinadas para complementar a decoração, vale a pena investir nesses ornamentos.




Fonte: BBel.com
Imagens: Google

0 comentários:

Photobucket