"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para preparar o cabelo para o inverno



Com a proximidade do inverno e queda da temperatura, os fios pedem atenção redobrada. Afinal, é preciso livrá-los dos danos do verão e protegê-los durante a estação mais fria do ano. Siga oito dicas de profissionais e desfile madeixas invejáveis na próxima estação.

1. Proteja um pouco mais

O melhor amigo do seu cabelo é o leave-in, sabia? Sem enxágue, deve ser usado no cabelo úmido logo após as lavagens. "Seu efeito é duradouro e, por esse motivo, protege e nutre continuamente", diz Luciana Alves. Existe um tipo específico para fios lisos, outros que protegem contra danos externos como secador e luz solar, para manter a forma dos crespos e ondulados... O importante é que a fórmula seja leve e não pese. "Use a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos. Espalhe pelo comprimento do cabelo úmido, massageando." O leave-in deve ser usado por todos os tipos de cabelo. "Mas os que merecem cuidado extra são os quimicamente tratados, pois ficam mais rebeldes."

2. Lave bem

Tempo seco pode ser um bálsamo para quem sofre com o frizz. Mas os dias de baixa umidade e muita poluição prejudicam os fios. E mantê-los limpos é um dos segredos do sucesso. O intervalo entre as lavagens? O ideal é alternar os dias.

3. Alimente o fio

Renda-se aos combos. Pode ser reestruturação com hidratação, por causa da exposição solar e da coloração. Escolha ativos emolientes, como o óleo de milho. "Para preparar o cabelo para o frio, uma boa solução são as ampolas instantâneas", diz o hairstylist Marcio Mello, do Rio de Janeiro.

4. Institua o rodízio no boxe

Mulher esperta pratica o desapego de xampu e condicionador! Troque a dupla a cada mês. É um jeito de eliminar o acúmulo de ativos que roubam o brilho e pesam na raiz. Dessa forma, você não precisa usar o antirresíduo, que leva embora a cor.

5. Escolha o pente certo

Pensa que é só passar a escova de cima a baixo umas 100 vezes? Nada disso. Pentear o cabelo corretamente garante que você espalhe a oleosidade natural por todo o comprimento, o que é absolutamente essencial com a chegada do inverno. "O primeiro passo é desfazer os nós. Só depois penteie tudo. Se os fios forem finos, melhor fazer isso durante o banho, com condicionador e muita delicadeza, evitando quebras", ensina Marcio Mello. Segundo o expert, a regra para escolher o pente ou a escova é simples: quanto mais grosso for o fio, maior deve ser o espaço entre as cerdas. Fácil, não é? Bônus: as naturais misturadas com sintéticas ativam a circulação do couro cabeludo e ajudam a espalhar a oleosidade.

6. Turbine a hidratação

Enquanto a temperatura cai, aumenta a vontade (e a necessidade) de usar equipamentos que esquentam o cabelo. Para prevenir danos irreversíveis, invista em ativos que minimizam a inevitável perda de água. Ótimos ingredientes para essa finalidade são os vários tipos de leite, ricos em proteínas e aminoácidos. "A hora também pode ser boa para reconstrução, cauterização ou reposição de queratina - tratamentos que fecham as cutículas danificadas, uniformizando os fios", aconselha Nilton Tamba, hairstylist do Tamba Salão Boutique, em São Paulo. De qualquer forma, em casa ou no salão, o momento é de tratar com carinho dos seus fios. Só assim o brilho estará garantido.

7. Proteja-se do calor - do secador

Você não precisa ser estrela da novela das 9 para querer aparecer um dia de fios lisos, no outro cacheada, no outro com um look no estilo Brigitte Bardot... Secador, chapinha e babyliss deixam seu look perfeito, mas roubam a hidratação do cabelo, principalmente quando usados com frequência. Se quiser que o seu continue lindo, jamais use essas ferramentas sem antes aplicar um bom protetor térmico, que serve como um verdadeiro escudo contra a alta temperatura desses acessórios. "Ele é leve para não interferir na estilização e é indicado a todos os tipos de cabelo", diz o hairstylist Renato Fuzz. Além disso, dá brilho e protege do calor. Depois, pode secar, chapar ou encaracolar à vontade!

8. Procure a maciez

Vale, de novo, trocar o condicionador comum por uma máscara de tratamento poderosa.( EU SEMPRE FIZ ISSO!!) Lembre-se apenas de não ceder à tentação de permitir que um pouco do produto continue nos fios depois que sair do chuveiro. É preciso enxaguar com-ple-ta-men-te para garantir que os resíduos não roubem o toque sedoso das mechas.

0 comentários:

Photobucket