"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas de para cuidar do cabelo colorido


Veja como recuperar o brilho e evitar o desbotamento do cabelo colorido com os cuidados e produtos corretos

Cabelos coloridos exigem cuidados específicos. Afinal, a química causa danos aos fios, que ficam mais fracos e sem brilho. Confira então algumas dicas de especialistas para manter o loiro, ruivo ou castanho sempre radiante.

Cadê o brilho que estava aqui?

Por menos agressivas que sejam as fórmulas atuais, não há como fugir de alguns danos causados pelas tinturas. "O processo abre a cutícula do fio. Se ela não for selada com o uso de produtos específicos (dos xampus aos leave-ins), o pigmento vai desbotando e o brilho sai junto", afirma o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo. 
Outro ladrão de luminosidade é o tempo de permanência da tintura. "Se ultrapassar o indicado, você compromete ainda mais a estrutura do fio", explica Celso Martins Jr., diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia. Mas nem sempre a tintura é a única culpada da história - há um conjunto de fatores que contribui para a opacidade dos cabelos tingidos. "Poluição, sol, umidade, secador, chapinha, água quente, excesso de oleosidade e falta de hidratação levam à perda do brilho", conta o colorista Juha Antero, do MG Hair, em São Paulo.

Não saia do tom

Algumas cores necessitam de atenção especial. Aspirantes a loiras e ruivas costumam sofrer um pouco mais, já que a liberação dos pigmentos acontece de forma mais rápida e, por causa do processo de descoloração, o ressecamento é mais intenso. "Nesses casos, o uso de produtos que selam as cutículas deve ser constante para evitar que as partículas de cor saiam do córtex e os cabelos desbotem mais facilmente", explica o cabeleireiro Julio Crepaldi, de São Paulo. 

Quem opta por tons escuros costuma ter menos problemas. "Do preto ao castanho, por exemplo, o nível de clareamento é baixo e, assim, não há uma perda de proteínas muito significativa e o dano é menor", ressalta. Por outro lado, há quem use tinturas justamente para obter mais brilho. "Às vezes, os cabelos são naturalmente opacos e, então, a coloração ajuda a dar um up", afirma o beauty artist Ton Reis, do Rio de Janeiro.



Sugestão de produtos



Minha filha está com o cabelo vermelho e esse shampoo deixa o cabelo bonito e brilhoso
Esse não tem nem o que comentar né? Maravilhoso..

Gosto muito desses do John Frieda , uso o loiro e vou comprar o vermelho para minha filha


Dicas valiosas

Fuja da água quente
A alta temperatura facilita o desbotamento.

Aposte nos leave-ins
Experimente fazer uma máscara pré-xampu com óleo de argan: aqueça uma colher de sopa do produto e deixe por uma hora nos fios. Lave duas vezes para retirar bem.

Não sobreponha a cor
Vermelho sobre vermelho, por exemplo. Retoque somente a raiz quando for necessário e, no restante, use um tonalizante.

Evite o mix de técnicas como...
... alisamento e permanente com tintura. Processos químicos consecutivos degradam a fibra e acentuam a falta de brilho.

Cuidados obrigatórios

"Tratar cabelos tingidos não é difícil, mas demanda paciência e dedicação", ressalta Ton Reis. E, para que o dano seja o mínimo possível, é preciso primeiro investir em uma boa coloração. Depois, com os fios já coloridos, é hora de armar o arsenal de produtos e organizar a agenda para fazer uma hidratação semanal em casa, com uma máscara potente à base de manteiga de karité, ou a cada 15 dias no salão para repor óleos e proteínas. "Esse tipo de cabelo precisa de produtos específicos para manter a cutícula selada e, assim, refletir o brilho", destaca Eron. 

Fuja de xampus alcalinos ou de limpeza profunda, que abrem ainda mais as escamas e ressecam os fios. "Prefira os xampus com tensoativos de baixa irritabilidade (substâncias emulsionantes) e aminoácidos (que melhoram a resistência do cabelo), além dos silicones e óleos essenciais, que compensam o brilho", explica Celso Jr.




0 comentários:

Photobucket