"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para reparar o cabelo dos danos do verão


Veja dicas e opções de produtos para resgatar a beleza e a saúde dos fios em instantes!

Todo ano, depois do auge do verão, a gente sente o estrago que a temporada faz no cabelo: cor desbotada, pontas espigadas, fios ressecados, opacos, volumosos e rebeldes.

Isso acontece porque a radiação ultravioleta do Sol danifica as proteínas que formam o fio, deixando-o mais frágil, quebradiço e áspero. "Para piorar, a água do mar, por conter sal, favorece a desidratação da fibra capilar, enquanto o cloro da piscina altera a cor da tintura", diz o dermatologista Valcinir Bedin.

Conheça as técnicas e os produtos que dão resultado e recupere o cabelo a partir de hoje.

Por que o cabelo fica detonado nessa época?

O sol pode danificar as ceramidas - que compõem a camada externa que protege o cabelo - abrindo as cutículas e fragilizando seu interior. A abertura das cutículas permite a perda de pigmentos, proteínas e água, deixando os fios desidratados, frágeis e quebradiços. Como a superfície está irregular, não reflete a luz, tornando-os opacos e sem brilho. "É essencial que após o verão você invista em hidratações eficientes e poderosas, para repor os nutrientes perdidos e fechar as escamas dos fios", ensina Valcinir.




Desbotamento e falta de brilho? Dê um banho de cor e luminosidade

O calor faz com que as escamas se abram, eliminando os pigmentos que dão cor aos fios. Se o seu cabelo desbotou, mas a raiz ainda está em dia, não é preciso reaplicar a tintura. Basta lavá-lo com um xampu tonalizante, desses aplicados na hora do banho mesmo. Sem conter amônia, ele recupera o brilho, uniformiza e reaviva a cor em poucos minutos!

Se há pontas espigadas, encare a tesoura!

Além de tirar as pontas duplas, um bom corte potencializa o efeito da hidratação, já que os agentes hidratantes penetram melhor nos fios. Se você ama seu cabelo longo, tire só as pontinhas.

Cabelo ressecado? Hidratação nele

Para hidratar e deixar o cabelo macio, use máscaras e ampolas reconstrutoras, feitas em casa mesmo. Esses produtos são baratos, fáceis de usar, agem rapidinho e recuperam a saúde e a beleza do cabelo, já que repõem os nutrientes perdidos.

Para uma hidratação eficiente, siga o passo a passo:

1o passo: após lavar, separe o cabelo em mechas e aplique o produto (máscara hidratante ou ampola) em cada uma delas, massageando-as. Faça isso apenas do comprimento para as pontas. Nunca na raiz.

2o passo: molhe uma toalha de rosto na água morna e torça-a bem.

3o passo: enrole-a na ponta dos fios e espere uns 10 minutos. Se preferir, enrole a cabeça em papel-alumínio, que também potencializa o efeito da hidratação.

4o passo: enxágue os fios e elimine o produto completamente. Caso contrário, eles ficarão pesados e pegajosos.


Meninas, essas são as mascaras que estou usando no momento!



Faço o cronograma: hidratação, nutrição e recontrução. Vou alternando os produtos, e realmente o meu cabelo tem ficado mais bonito e hidratado.


Texto: Portal M de Mulher

0 comentários:

Photobucket