"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para Falar em Público!


Não adianta fugir: em algum momento da vida você terá que falar em público. A necessidade de encarar ouvidos - e olhos - atentos às suas palavras pode surgir no trabalho, na igreja, numa festa, em algum guichê de reclamação... E não importa se a plateia é formada por um batalhão ou por uma única pessoa, discursar para alguém sempre nos faz suar frio, não é?

Então vamos as dicas..

1)Conheça o assunto

Conheça a fundo sobre o tema que vai discorrer. Estude, pesquise, busque o maior número de dados possíveis sobre o assunto que vai falar. Isso lhe dará mais segurança.

2) Seja positiva

Não se antecipe aos possíveis erros que possam acontecer na sua apresentação. Afirme para si que seu sucesso só depende de você, que você lembrará de tudo que precisará falar. Visualize as pessoas o aplaudindo ao final da apresentação e seu sorriso de satisfação. Pense que será a melhor apresentação da sua vida!

3) Pense na utilidade do que vai falar

Não fale para si. Pense que o assunto que está levando é útil a quem está ouvindo. Desta forma você está passando conhecimentos que beneficiarão às pessoas e você estará mais tranqüilo, sabendo que seu discurso tem utilidade.

4) Semblante sereno e sorriso estampado na alma

Transmita serenidade à platéia. Fale como se estivesse conversando com eles. Sorria sempre, com todo o corpo.

5) Leve anotações

Existem várias formas de falar em publico, mas se você não vai ler um discurso, leve um cartão de papel grosso com as palavras-chave anotadas na seqüência que você irá falar.


Eu Ministrando em alguns momentos..



6) Evite os vícios de linguagem

Aqui o “né” impera. Também tem, para os mais jovens, o “tá ligado” e vários outros. Como corrigir? Ouvindo o que você fala, tendo consciência de seus vícios e buscando outras palavras em substituição ou simplesmente omitindo as palavras indesejáveis.

7) Corrija a postura

Ficar sobre um pé só, gesticular muito rapidamente, coçar o que não deve, enconstar na parede ou debruçar sobre o púlpito, tudo isso acontece quando vamos falar em público e não temos consciência de nosso lugar, do espaço que ocupamos. Peça a alguém para observar seus movimentos e corrigir.

8 ) Treine, treine e treine novamente

Somente treinando será possível corrigir linguagem e postura. Peça a algum amigo ou familiar para corrigir suas falhas.

9) Cumprimente e agradeça

Cumprimente a platéia ao abrir os trabalhos e também não esqueça de agradecer a oportunidade.

10) Faça um curso de oratória

Conheça as técnicas e tenha mais auto-confiança ao falar em público, fazendo um curso de Oratória. Com essas dicas, já dá para começar o discurso.

Fonte: Site Administradores


Ultima Dica é ..ORE! Lembre-se que Deus não ajuda negligentes..treine e estude!

1 comentários:

Carmen Ferreira disse...

amei as dicas... interessantísimas...obrigada!
bjos