"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Prepare a casa para o Inverno

15 dicas de limpeza e organização para enfrentar os meses mais frios do ano

Com a chegada do frio, nossa vontade de ficar em casa aumenta, principalmente se for debaixo daquele cobertor felpudo que passou quase um ano no fundo do armário. Para piorar os quadros alérgicos, esta é a época que mais ficamos com as janelas fechadas, apesar do clima seco que caracteriza a estação. Fatores perfeitos para que os microorganismos se proliferem com mais facilidade. Assim, é preciso estar, mais do que nunca, atenta à limpeza.

Vamos as Dicas:


1-Tire os cobertores e as roupas pesadas do fundo do armário. Mesmo que você tenha malas ou recipientes específicos para guardá-los, é importante que eles “respirem” devido ao mau cheiro causado pelo excesso de poeira e pela umidade, o que ocorre principalmente quando o armário fica em lugares onde não bate sol ou próximos a banheiros.

2-Para eliminar pontos de mofo em roupas de couro, camurça, veludo ou lã, use um pano umedecido com vinagre de vinho branco. Outra alternativa é a lavagem a seco, que deve ser feita em lavanderias profissionais. Isso vale também para itens de decoração revestidos com esses tecidos – boa pedida para esquentar a casa nessa época do ano.

3-Depois de higienizadas, as mantas que estavam guardadas podem servir para aquecer sofás e poltronas. Vale lembrar que cores escuras absorvem mais calor.

4-Aproveite para passar um pano úmido no armário – e em toda a casa – para evitar o acúmulo de poeira e o consequente agravamento das alergias respiratórias características do inverno.

5-Separe as roupas que você provavelmente não usará até que os termômetros voltem a subir e guarde-as em malas ou sacos redutores de volume fechados a vácuo. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e supermercados e servem para todo tipo de roupa, exceto as de couro e seda.



6-Para evitar que a casa fique muito tempo fechada, uma dica é abrir as janelas enquanto você estiver fazendo a arrumação. Quanto mais tempo você deixá-las abertas, menor será a chance de proliferação dos microorganismos.

7-Recomenda-se varrer ou aspirar a casa com mais frequência durante o inverno, especialmente se ali morarem pessoas alérgicas.

8-Para evitar o ressecamento das mucosas, comum no inverno inclusive em pessoa não-alérgicas, lance mão dos umidificadores de ar.

9-Para quem tem aquecedor de ar em casa, a dica é usar um pano umedecido para fazer a higienização, que deve ser semanal ou quinzenal, dependendo da quantidade de poeira a que o aparelho estiver exposto.

10-Uma boa alternativa aos cobertores são os edredons, que acumulam menos pó. Mas é importante saber que, em contato direto com a pele – e, consequentemente, com a transpiração –, eles devem ser lavados com mais frequência.



11-Lave a capa do colchão, já que a umidade característica das estações mais quentes pode ter favorecido a proliferação de microorganismos.

12-Para evitar o contato direto com o piso frio dos banheiros, opte por tapetes de algodão, que não estragam com a umidade. Os de plástico também são resistentes, mas aquecem menos.

13-Tire os pratos de sopa, aparelhos de chá e panelas de fondue do fundo dos armários da cozinha (ou da despensa) e limpe-os com água e detergente neutro. Panelas de ferro devem secar no fogo imediatamente após a lavagem para não enferrujar.

14-Não se esqueça de limpar com frequência o escorredor de louças, já que, com a casa menos arejada, a cozinha também fica mais sujeita à poeira.

15-Finalmente chegou a hora de acender a lareira. Higienize-a com água e detergente neutro, repetindo o procedimento a cada vez que a utilizar.


Fonte: Site IG

2 comentários:

Wal disse...

Olá querida!
AMei as dicas... sabe como é? Dona de casa nova precisa de ajuda! R
BEijinhos e ótima semana!

Wal disse...

Olá querida!
AMei as dicas... sabe como é? Dona de casa nova precisa de ajuda! R
BEijinhos e ótima semana!

Photobucket