"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Mantenha a cozinha organizada

Organize sua cozinha para aproveitar melhor o espaço e facilitar seu dia a dia

Uma cozinha organizada faz toda a diferença. Na cozinha, a disposição dos utensílios está ligada à praticidade e se os itens estiverem guardados adequadamente, facilitam o dia a dia e o preparo dos alimentos.

Além disso, saber organizar a cozinha tem a ver com a limpeza e manutenção das peças e serve também para aproveitar melhor o espaço. Confira nossas dicas, aprenda alguns segredinhos e mantenha a cozinha organizada.

Louça

Escolha um armário para guardar pratos e copos, que devem ser agrupados por tipo e tamanho. Separe as louças utilizadas diariamente das louças finas, que devem ser guardadas na copa, na cristaleira ou em outro armário fora da cozinha, já que são utilizadas somente em ocasiões especiais. Reserve um dos armários para colocar as travessas de vidro e assadeiras. A maneira mais prática de guardá-las é empilhando da maior para a menor.

Talheres

Os talheres e outros utensílios do gênero devem estar sempre perto do fogão. Por isso, reserve uma gaveta com divisórias para guardar os talheres que são usados todos os dias. Os talheres mais sofisticados devem ficar no faqueiro, para garantir a conservação.

Panelas

Se sua cozinha tiver um paneleiro, ótimo, o acesso às panelas fica muito mais fácil. Caso não tenha, uma alternativa é reservar um armário comum só para elas. Agrupe-as de acordo com o tamanho e com a frequência em que elas são usadas. As de pouco uso devem ser colocadas mais o fundo do armário. Deixe as tampas das panelas em pé ao lado delas, também agrupadas por ordem de tamanho.

Potes

Uma solução prática para guardar os potes de plástico é empilhá-los uns sobre os outros, por ordem de tamanho e sem as tampas. Para não perder tempo procurando as tampas dos potes, experimente utilizar um porta-tampas. Coloque as tampas maiores atrás e depois, as menores.

Despensa

Uma despensa bem organizada deve ter os itens agrupados por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para arroz, feijão, farinhas, açúcar, sal e massas. Em outra prateleira, coloque molhos, extrato de tomate, maionese e latarias como ervilha e milho, use outra para doces, leite em pó, achocolatado, leite condensado. Uma ótima dica de como organizar a despensa é juntar itens pequenos, como caixinhas de gelatina, em uma caixa maior ou em uma vasilha plástica.


Como organizar a pia da cozinha

Deixar a pia sempre arrumada é muito simples, basta adotar algumas regras e segui-las diariamente

Não importa se a sua cozinha faz o estilo americana ou não. Uma pia bagunçada sempre dá a impressão de que a casa inteira está fora de ordem. Mas manter tudo no lugar não tem mistério se você aliar um mínimo de disciplina a acessórios que facilitam a vida.

Louça em ordem

A regra de ouro é não deixar a louça suja acumular. Se alguém deixa um prato sujo na pia, o próximo já acha que não precisa lavar e daí já viu. Se todo mundo adotar a rotina de lavar a loça assim que sujar, a bagunça fica sob controle. Claro, a regra vale também para quem mora sozinho. Uma cesta organizadora ou um recipiente com divisórias deixam os utensílios usados para lavar louça sempre à mão. Se a ideia é também decorar, invista em kit para pia com design bonito e que ajuda a deixar tudo no lugar.

Aproveite o espaço

Depois de lavar a louça, não é preciso secá-la imediatamente para manter a cozinha organizada. Um escorredor retrátil garante a organização sem ocupar espaço demais, e você ainda pode realizar outras tarefas (ou ter um tempinho só para você) enquanto a louça seca. Ter pratos e talheres à vista também deixa a rotina mais prática. Você pode aproveitar um canto da pia para guardar a louça mais usada no dia-a-dia em um rack. As facas também ficam à mão, e com muito estilo, em uma barra magnética organizadora.

Conservação/ praticidade

Se o seu maior pesadelo é a montanha de potes, travessas, tábuas e recipientes que se acumulam depois de preparar um belo jantar, a dica é ir lavando cada item imediatamente após o uso. Se o evento é entre amigos, invista no bom humor e chame alguém pra ajudar. Assim, quando a refeição for servida ninguém estará sobrecarregado. Durante o preparo, usar uma tábua ajustável na pia otimiza o espaço e ajuda na organização, reduzindo no uso de recipientes. Um protetor de pia em silicone ajuda a conservar louças e panelas contra riscos e manchas.

Minha Fonte: www.organizeasuavida.com.br

0 comentários:

Photobucket