"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dinamicas de Confraternização de fim de Ano

Dinamicas são sempre bem vindas quando nos reunimos em um grupo. Descontrai..quebra-gelo..traz sociabilidade. No fim do ano , entre os amigos do trabalho, nas igrejas e em familia é muito aproveitoso.Separei algumas para compartilhar com vocês!

SEM AS PEDRAS NO CAMINHO

Esta atividade pode ser realizada em uma reunião de final de ano.

Material: Providencie um pouco de pedrinhas dessas coloridas, ou branquinhas, que se usam em vasos de plantas. As pedrinhas deverão ser suficientes para todos.

Objetivo: Refletir sobre as questões que têm atrapalhado a vida de todos (durante o ano). Não esquecer de ressaltar a importância do sigilo sobre o que se disser na reunião

Como executar: Cada pessoa receberá uma pedrinha e, cada um por sua vez, dirá o que tem atrapalhado a sua vida. Lembrar que não se deve considerar as pessoas como “pedras”, ou seja, não é o marido ou o filho que atrapalham, mas os sentimentos a respeito das circunstâncias que cada pessoa tem atravessado. No final, todos deverão colocar a pedrinha em alguma lata de lixo que já estará na sala de reunião. Orar, em seguida. Se alguém preferir, poderá levar sua pedrinha e, no caminho, lançá-la o mais longe possível.

Leitura bíblica: Salmos 91.11,12.

GARRAFA DA GRAÇA

Material necessário: Uma garrafa vazia (pode ser refrigerante).

Desenvolvimento:
O grupo deve sentar, formando um círculo.
O líder coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando (gargalo) para alguém e, o líder dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.

Textos para trabalhar após este exercício:

1 Pe 4:10,11;
10 – Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11- Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.

Ef 4:29,30;
29 – Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 – E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

Pv 12:25.
25 – A solicitude no coração do homem o abate, mas {uma} boa palavra o alegra.

MINHA OUTRA METADE ESTÁ EM VOCÊ

OBJETIVOS: Promover a aproximação das pessoas do grupo, incentivar o diálogo e novas amizades.

MATERIAL: Cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 15 cm, em número suficiente, de modo a não faltar prá ninguém.
Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, versículo bíblico, um pensamento, uma palavra apenas, etc.)
Exemplos:
“Eu sem você, só sou desamor.”
“Você é especial para mim.”
“Nada se compara à nossa amizade.”
“Amigo é coisa prá se guardar...”
Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.

PROCESSO: Inicia-se com a distribuição das duas metades das cartelas, tendo o cuidado para que todos recebam.
Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem suas metades.
À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência ( o que sentiram como foi o encontro, etc.).

EM BUSCA DO OLHAR

OBJETIVOS: Trabalhar o aprofundamento da integração do grupo.
Incentivar o toque e exercitar a comunicação não-verbal.

PROCESSO: O facilitador solicita ao grupo que todos fiquem de pé em círculo a uma distância razoável. Em seguida, pede-se que as pessoas se concentrem e busquem olhar para todos no círculo.
O facilitador poderá escolher uma música sentimental, leve, que favoreça o encontro não-verbal, até sintonizar numa pessoas cujo olhar lhe foi significativo.
Ao encontro desses olhares, as pessoas se deslocam lentamente umas para as outras, indo se encontrar no centro do grupo. Abraçam-se , tocam-se e cada uma irá se colocar no lugar da outra.
O exercício prossegue, até que todos tenham se deslocado em busca de alguém, podendo, ainda cada pessoa fazer seus encontros com quantas pessoas sinta vontade.

Normalmente, essa experiência é de uma riqueza extraordinária. Barreiras são quebradas, pedidos de perdão são feitos, tudo isso sem que se diga uma palavra. Cabe ao facilitador Ter sensibilidade para a condução de troca de experiências não verbais. Essa dinâmica também e excelente para encerramentos de atividades grupais em que pessoas passaram algum tempo juntas.

9 comentários:

Unknown disse...

Amo esse site. Que Deus continue abençoado seus idealizadores.

Ana disse...

Muito bom! Que Deus os ilumine cada vez mais! Bjs, Liane

Unknown disse...

muita grata por colocarem o conteúdo a disposição. desejo sucesso sucessivo com Deus no comando. BJ Iracema Morais

Unknown disse...

Vou procurar fazer na minha igreja excelentes dinâmicas 😊

Unknown disse...

Amei são o ótimas ideias Deue continue te abençoando

Unknown disse...

Gostei mto das dinâmicas que mostra que devemos falar segundo a palavra de Deus

José Nilton Barbosa disse...

Muito bom. São sugestões valiosas. Deus abençoe as irmãs que administram esse site.

Unknown disse...

Excelente! Vou aplicar na minha igreja com o grupo de irmãs.

Unknown disse...

Muito bom

Photobucket