"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Dicas para Organização da sua casa

Porque se organizar ?

Você já passou horas procurando um objeto que jurava estar em um lugar mas não estava?

Ou então, perde o prazo de pagamento de suas contas freqüentemente?

Sabe aquele documento importante que você guardou em um lugar seguro? Você se lembra qual é esse lugar?

Organização é fundamental na vida de qualquer pessoa e isso não é nenhuma novidade. Quem trabalha fora e cuida de uma casa sabe que o tempo é algo precioso e hoje em dia, para se ter um pouco deste tesouro, é necessário uma vida regrada com tudo no seu devido lugar.

Preparamos algumas dicas rotineiras que te ajudarão economizar tempo, se organizar e melhorar a funcionalidade do seu dia-a-dia:

1- Cada pequeno objeto no seu devido lugar: Não hesite em comprar um porta-chaves bacana e deixá-lo ao lado de sua porta.

2- Um mancebo facilita a vida e você saberá que o guarda-chuva estará sempre ali.

3- Eleja um local da sua casa para carregar o seu celular, mais precisamente uma única tomada e carregue-o sempre no mesmo lugar. Isso faz com que você não perca o seu carregador ou perca instantes procurando onde ele poderia estar.

4- Acabou a luz e você tinha certeza que as velas estavam na gaveta da cozinha? A lanterna você nem imagina onde esteja e você simplesmente esqueceu-se de comprar fósforos na última compra do mês? Que tal guardar estes itens juntos em um mesmo local. Uma pequena caixa organizadora pode resolver o seu problema de espaço e otimizar seu tempo em momentos de blackout.

5- Tire do lugar aquilo que você não usa: Você tem uma belíssima cafeteira de café expresso, mas nem se lembra quando foi a última vez que você utilizou e ela ocupa um enorme espaço na sua cozinha? Bom, aqui o conselho é, guardá-la, vendê-la ou utilizá-la. Não tem sentido ter um "fantasma doméstico" (que você não usa) na sua cozinha ocupando espaço.

6- Organize seus documentos: Este é um item importantíssimo, principalmente para quem trabalha em casa que acaba misturando a papelada caseira e a papelada profissional. Separe por assuntos como: contas a pagar, contas pagas, documentos e recibos de IPTU, condomínio, licenciamento de veículos... Para isso, pastinhas etiquetadas são grandes aliadas da organização.

7- Monte um cronograma de afazeres e pagamentos de contas. Reserve um dia da semana para pagamentos e afazeres domésticos como compras, limpeza e arrumações. Isso poupará o seu tempo e aquelas idas diárias ao supermercado para comprar um único item, ou ter que ir ao banco várias vezes na mesma semana por desorganização.

8- Espalhe alguns lixos em pontos estratégicos, exemplo: perto da escrivaninha ou no escritório ajuda a evitar o acúmulo de papéis desnecessários.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/

Para refletir:

Uma das áreas que preocupa muitas donas de casa é a da organização. E, quando falamos em organização, nos lembramos da mulher virtuosa de Provérbios 31. Ela, realmente, era uma mulher organizada que sabia remir o seu tempo. Provavelmente, o seu lema era: "Coragem! Avante!"

Irmãs, aposentemos os nossos sofás da sala de TV e procuremos, como guerreiras do Senhor, dar o nosso grito de guerra:"Coragem! Avante!" ... e sejamos mulheres virtuosas... mulheres organizadas... mulheres que sabem remir o tempo!

Observando cada um destes versículos de Provérbios 31, vejo então que para eu ser uma mulher organizada, como a mulher virtuosa, tenho que ser uma mulher que ama e teme ao Senhor, obedece aos Seus mandamentos, deseja de todo o coração atingir este alvo, é corajosa e segue os seguintes passos...

a) Com determinação, devo começar e terminar cada tarefa;

b) Com sabedoria, tenho que saber em qual ordem devo colocar cada uma;

c) Com sabedoria tenho que saber diferenciar a mais importante da mais urgente;

d) Com coragem e sabedoria, devo me levantar antes da hora que, costumeiramente, me levanto;

e) Com coragem e sabedoria, vou estender o meu trabalho até à noite, se necessário.

Concluímos, então, que planejar é uma necessidade. Para que nossa vida seja organizada, é necessário que a organizemos, planejando tudo que temos que fazer a cada dia e não esquecendo que o planejamento semanal, mensal e anual também são importantes.

Por falta de planejamento, muita gente já esqueceu de ir ao médico; de ir ao aniversário de uma irmã; de lembrar o aniversário de seu casamento...

2 comentários:

Unknown disse...

olá, estou te seguindo.
se puder, me siga tb.
http://moranguinhuemake.blogspot.com
beijos!

Fabi disse...

Ai amiga!!! Sempre maravilhosa!!!

Amo esse espaço!

Photobucket