"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Como escolher o melhor Sofá para sua sala

Olá amigas!! Desde de ontem, estou na faxina e organização aqui em casa. Coloquei meu sofá e as cadeiras de jantar para forrar , e estou aproveitando para pintar a sala. Então hoje, vim dar umas dicas de como escolher o sofá para sua sala.

Adoramos ficar na sala. É um lugar versátil onde assistimos TV com a família, recebemos amigos, lemos livros e brincamos com as crianças. Muito da nossa personalidade acaba ficando exposto na sala de estar e é o sofá a peça principal da decoração desse ambiente.

Você já sabe que para o sofá - este móvel que acaba fazendo parte de muitos momentos especiais da nossa casa - beleza é fundamental, mas, com as dicas que daremos a seguir, vai saber também o que mais deve ser levado em consideração na hora de escolher o melhor sofá para sua sala.

O primeiro passo para a escolha do melhor sofá é definir qual o tamanho ideal ele deve ter para se ajustar perfeitamente à decoração da sua sala. Antes de qualquer coisa, calcule o número de pessoas que geralmente utilizam-no ao mesmo tempo. Se seu espaço for reduzido, poderá considerar sofás retráteis, sofás-cama para receber visitas, chaises ou o uso de poltronas para dar mais mobilidade.

Depois, com uma fita métrica, meça exatamente o espaço disponível para seu sofá. Uma dica é elaborar um esboço da sala, escolhendo um ponto central dela- a televisão, ou uma janela que tenha uma vista bonita, por exemplo - e organizando o mobiliário ao redor desse ponto. Considere espaço para mesas laterais e de centro. Vá às compras levando consigo esse esboço da sua sala.

Depois de tiradas as medidas, as opções de sofás ficam restritas ao tamanho pré-determinado. Ainda assim, serão muitas e você pode estabelecer um orçamento relacionado ao custo-benefício da peça. Lembre-se que o conforto e a durabilidade são características importantes nesse tipo de mobiliário.

Como fica a circulação entre móveis e sofás?

Para permitir uma boa circulação entre os móveis da sala:

• Deixe um espaço de 50 a 90 cm entre o sofá e a mesa de centro.
• Se um sofá estiver de frente para o outro, a distância máxima deve ser de 2 metros.
• Para medir a distância entre e o sofá e a TV: converta o tamanho da TV em centímetros multiplicando o número de polegadas por 2,54, depois multiplique por 3. Exemplo: uma TV de 25 polegadas deve ficar a (25 x 2,54 x 3 = 190 centímetros) cerca de 2 metros distante de do sofá.
• As mesas de apoio devem ter a mesma altura do braço do sofá.

Qual a melhor estrutura para sofás?

A estrutura é um dos quesitos que determina a durabilidade do sofá. A maneira mais simples de testar a estrutura do sofá é ir à loja e fazer o famoso test-drive antes da compra. Perca alguns minutos testando a maciez das almofadas, a altura dos encostos e braços e tente levantar um pouco o sofá do chão para verificar se há fragilidade na estrutura.

Prefira sofás com estrutura de madeira e que tenham pés- costumam ser mais resistentes . Quanto às molas, modelos mais duráveis possuem cinco ou seis fileiras de molas por almofada. Estruturas de alumínio de boa qualidade são mais leves e também são duráveis.

Ao comprar um sofá com uma estrutura durável, você pode, no futuro, trocar apenas o forro e ter um sofá novinho em folha gastando menos.

Decidindo a melhor cor para seu sofá

Cores neutras e tons pastéis nunca saem de moda e são mais fáceis de combinar com o restante dos móveis da sala. Mas, para decidir que cor escolher não há regras. Dependendo do seu estilo, as cores fortes podem ser bem-vindas e deixar a marca da sua personalidade na decoração do ambiente. No momento, a tendência são cores claras. O preto e o marrom também sempre estão em alta.

Os modelos de sofás que permitem o uso de capas removíveis são excelente opção para quem tem crianças em casa. O forro pode ser lavado normalmente na máquina, além disso, permitem a troca de cores e estampas sempre que você quiser mudar.

Dicas para compor o ambiente da sua sala

• Dispor duas poltronas em frente a um sofá de três lugares traz equilíbrio à decoração. ( essa é a minha escolha, fiz isso na minha sala..um sofá de 3 lugares e duas cadeiras decorativas)

• Um ambiente único pode ser mais agradável e espaçoso do que dois ou mais ambientes que não se combinam, ou atrapalham a circulação da casa.

• A clássica distribuição de dois sofás em "L" permite sempre uma mesa lateral no canto e uma mesinha de centro.

• Os pufes são coringas para criar e decorar ambientes despojados na hora de receber visitas.

• Se estiver com medo de errar, invista em sofás do mesmo modelo. Sofás de linhas retas são mais fáceis de combinar.

• Sofás mais finos, com pernas e braços também finos, dão a sensação de leveza e são ideais para ambientes menores. Em contrapartida, os mais pesados preenchem bem grandes espaços.

Fonte: bbel.uol

7 comentários:

Unknown disse...

Passando pra deixar um beijo beeeeeem gostoso no seu ♥ e desejar que Deus te dê uma linda semana e um feriado perfeito!
www.misslude.blogspot.com

Unknown disse...

Adri,libera perdão pra mim,querida!!Só agora é que eu vi que eu ainda não era seguidora desse verdadeiro achado que é o seu blog.
Mas já me redimi.rsrsrsrs
Bjos!♥

Alessandra disse...

acabo de reformar meu sofá,é o mesmo de quando casei a 8 anos,mas estava no osso,ficou lindo na cor areia,aí já viu...rack nova,enfeites novos,tapete novo,almofadas,agora só falta a cortina e a pintura nas paredes.Mas tá tudo muito bege,acho que vou colocar umas duas ou 3 almofadas laranja escuro,e um enfeite da mesma cor,pra quebrar um pouco tanto bege!Beijooo

Unknown disse...

sofá é importante msm. beijos

Piuh disse...

hum adorei as dicas do sofa, acabei de comprar o meu, mas muitas coisas que estão aqui se assemelham ele... bjbj to te seguindo

Anônimo disse...

Ola' HELP MEEEEEE
Nao sei se forro meu sofa de lilas clarinho em seda sintetica(por causa das criancas) ou prata dessa mesma seda q e' igual as cadeiras da mesa jantar????
Adoro rosa , lilas...mas tenho medo de enjoar e tb por ser tao caro forrar...por outro lado fica muito igualzinho tecido do sofa igual das cadeiras? obrigada!!!

Unknown disse...

As dicas são ótimas parabéns.

Visite o site da Casabela Interiores para modelos de móveis finos e dicas de decoração

http://www.casabelainteriores.com

Photobucket