Basta o verão se anunciar para sentirmos uma vontade irresistível de ganhar uma cor morena e dourada, típica da estação. Exposição solar é coisa séria, então, pouca pressa e muita proteção são palavrinhas mágicas para quem quer começar bem a temporada.
Segundo o dermatologista Marcelo Bellini (SP), a primeira lição é não querer ficar bronzeada em um único dia, pois a cor pode ser fugaz, mas os danos, como manchas, sardas e o envelhecimento da pele, são permanentes. "A formação de melanina ocorre entre 48 e 72 horas após a exposição solar. Portanto, não adianta querer 'torrar', pois a vermelhidão inicial será queimadura, e não bronzeado. Comece utilizando fatores de proteção mais elevados, nos primeiros dias, como 45 ou 60. Vá diminuindo, gradativamente. Mas nunca use um produto com FPS menor que 20", orienta.
1,2,3...pronta para o verão!
Faça a coisa certa! A dermatologista Carolina Ferolla (SP) preparou um passo-a-passo que começa um mês antes da exposição ao sol, para você encará-lo de frente, completamente protegida
1 mês antes
Consuma alimentos ricos em betacaroteno, como laranja, abóbora e mamão, para ajudar no bronzeamento. Aposte também no tomate cozido, que contém licopeno (antioxidante e protetor das células). Para conservar o tom dourado, invista no ômega-3 (o salmão é uma boa fonte), no zinco e no selênio (encontrados em nozes e castanhas).
Dê atenção especial ao corpo, fazendo uma esfoliação seguida de uma hidratação caprichada. Isso vai preparar a pele para os tratamentos que serão feitos uma semana antes da exposição solar.
Prepare o rosto com uma limpeza de pele e um peeling de cristal (com esteticista), que pode ser feito no verão, já que é pouco agressivo, para remover as células mortas da superfície da pele.
1 semana antes
Faça uma esfoliação corporal leve, em casa, seguida de uma hidratação. A esfoliação deixa a pele uniforme, para o bronzeado ficar mais bonito. E a hidratação deve ser feita com cremes com ingredientes como chocolate, algas marinhas, centelha-asiática, oligoelementos e aloe vera, entre outros.
Quer potencializar a ação do produto? Misture-o com algumas gotas de óleo de amêndoas, passe uma camada grossa nas regiões mais ressecadas do corpo, e enrole com filme plástico. Aguarde 10 minutos e remova durante o banho.
Faça depilação com seu método preferido. Se não deseja se livrar totalmente dos pelos, vale a pena fazer um banho de lua, para descolori-los.
Não quer chegar à praia com aquela cor pálida de escritório? Lance mão do autobronzeador. Ele também pode ser aplicado em clínicas especializadas, cujo método permite atingir, mais rápido, o tom desejado, que se mantém por 5 a 7 dias.
1 dia antes
Hidrate a pele. Aliás, faça disso um hábito, não apenas no verão.
Beba bastante líquido. Em especial, água. É bom para hidratar o organismo
No mesmo dia
Use hidratante com protetor solar, para os cabelos.
Use filtro solar nos lábios. Eles também exigem proteção
Usar FPS significa poder tomar sol à vontade.
Pode-se usar um produto com FPS alto, no rosto, e outro mais baixo, no corpo.
Os fotoprotetores devem ser usados o ano todo, mesmo nos dias nublados.
Respeitar o horário do sol previne o câncer, mas não o envelhecimento da pele.
Os lábios também precisam ser protegidos, pois envelhecem e podem ter câncer.
As duas radiações - UVA e UVB - agridem progressivamente a pele, de forma cumulativa.
1 comentários:
Amiga estou com sorteio no meu Blog Silmara Layouts http://silmaralayout.blogspot.com/
Passe lá e participe!!!
Bjs e sucesso.
Postar um comentário