"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Decorar sem gastar… muito!

O design e a decoração de interiores nunca estiveram tão na moda! Abundam as lojas recheadas de objectos lindos, todos a pedirem um cantinho especial lá em casa! Infelizmente, a nossa procura nem sempre consegue aproveitar tanta oferta, mas um orçamento limitado não é motivo suficiente para andar zangado com a decoração da sua casa. Aqui, mostramos-lhe como pouco pode ser muito!

Para começar a decorar (ou a redecorar) e para um efeito imediato, não há nada como organizar a divisão em questão. O caos nunca se deu muito bem com o design de interiores, onde a simplicidade é uma regra de ouro. Avalie o que realmente precisa e o que realmente pode deitar fora ou doar e faça-o! A aquisição de uma simples estante para livros ou caixas “bonitinhas” (que hoje são feitas para combinar com qualquer espaço!) para ajudar a organizar a “confusão”, podem fazer maravilhas num escritório!

Já pensou em trocar os seus quartos? É simples, é barato e vai dar nas vistas: basta substituir, por exemplo, as cortinas, roupa de cama, almofadas, tapetes, objectos decorativos e quadros do quarto principal com o de hóspedes ou vice-versa. Agora não se engane na hora de dormir!
Se, por outro lado, estiver com vontade e energia para arrastar móveis, deixe os acessórios no quarto principal e troque apenas o mobiliário dessa divisão com o do quarto de hóspedes. Não há carteira que não agradeça esta dica!

Às vezes, basta pintar o mobiliário existente para ficar com um espaço completamente renovado. Da próxima vez que não olhar com carinho para os móveis da cozinha ou do escritório, pense se não ficariam mais bonitos de branco, azul marinho ou cor de laranja!

Saturado com as mesmas cadeiras na sala de jantar e na cozinha? Troque-as de uma divisão para a outra ou dê-lhes uma nova cara com a aquisição (ou faça você mesmo!) de umas capas ultra modernas ou coloque uns assentos fofinhos numa das cores tendência da estação.

Lembra-se daquelas velas lindas que a sua amiga lhe ofereceu no Natal? E da jarra espectacular que a sua sogra teve a gentileza (e o bom gosto!) de escolher para o seu aniversário? Pois é, escondidos no armário não servem de muito! Está na hora de recolher as peças decorativas que têm estado em exposição ao longo dos últimos meses (ou anos!) e trocá-las por aquelas que estão ansiosas por sair das suas caixas!

Se infelizmente não tiver um armário com objectos suplentes lindos de morrer, não desespere! Que tal pegar nos objectos de decoração da sala de jantar e pô-las na entrada? Ou substituir as peças que dão vida ao quarto com as da sala de estar? A isto chama-se trocar as voltas com muito estilo!

Apetece-lhe fazer algo lá em casa e não sabe bem o quê? Que tal brincar com as paredes ou com apenas uma? Pode mudar drasticamente qualquer divisão, bastando para isso pintar as paredes com uma cor que não o branco! Se não quiser ir tão longe pode divertir-se tanto ou mais com uma só parede. O difícil será escolher: pintá-la com uma cor ousada tipo preto, beringela ou dourado; “vestindo-a” com um papel de parede muito fashion ou um tecido ousado; aplicando um detalhe em autocolante (existe uma enorme variedade de motivos a baixo custo); emprestando-lhe uma lufada de ar fresco com uma tela ou uma fotografia XXL…

Guarde os euros e pinte o seu próprio quadro ou ponha os seus filhos a fazê-lo. Passe os olhos pelos seus calendários antigos ou algumas revistas de eleição e escolha várias imagens que possam ser emolduradas. Se gostar de fotografia aproveite as suas preferidas – sejam de pessoas, animais, paisagens ou uma viagem – e mande fazer posters gigantes para colocar em quadros (pode encontrar um sem número de soluções económicas nesta área). Brinque com a própria foto, imprimindo-a a preto e branco, sépia ou à Andy Warhol – a maior parte das lojas de fotografia disponibilizam todos estes serviços a preços justos. Um passepartout ou um conjunto deles é, muitas vezes, o suficiente para preencher qualquer mesa triste e despida!

Cansado do sofá da sala mas não pode deitá-lo fora? Compre um tecido novo (nas lojas da especialidade ou até na feira – nem imagina as pechinchas que pode encontrar lá!) e mande-o forrar. Escolha as novas texturas tendo em conta as cores ou o estilo predominante nessa divisão ou faça do sofá o novo foco da sala e redecore a partir daí! Aproveite a deixa e inspire-se numas velas, almofadas ou pouf (se calhar até já os tem noutra divisão), para completar a nova decoração.

Os têxteis-lar são, por si só, uma pequena maravilha doméstica. Refresque os seus quartos de dormir com lençóis e capas de edredon que estão guardados há séculos ou adquire um conjunto novo (há para todos os bolsos e é sempre um bom investimento porque dura muitos anos). Realce o que já existe com uma linda manta aos pés da cama e encha o local dos seus sonhos com mil e uma almofadas.


Inspire-se literalmente no minimalismo e dê um novo visual a qualquer divisão da casa com recurso a apenas uma peça chave: um tapete vistoso; um quadro colorido; um candeeiro a estrear ou reciclado (experimente trocar os abajours que já possui de uns candeeiros para os outros ou pinte a base de outra cor); uma cortina diferente ou as mesmas, mas com a bainha mais comprida e o varão quase a tocar no tecto para dar a ilusão de um pé direito bem mais alto e uma divisão mais ampla; uma vela gigante para repousar em frente à lareira; um cesto para as revistas que andam sempre espalhadas… as opções são infinitas, por isso, puxe pela sua imaginação de decorador!

Fonte: eu decoro

2 comentários:

Laura Pinheiro disse...

eu sou apaixonada com decoração, tanto que to abrindo uma loja, de decoração!
vou inaugurala até o fim do mes!

Ypsilon Yvone disse...

Puxa amiga!! tudo isso que vc. disse é o que estou oferecendo para fezer pessoalmente sem gastar nadinha para os leitores do meu blog.
Adorei vir aqui, passa por lá!.
bjus

Photobucket