"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Bad hair day? nunca mais!

Frizz em excesso, volume descontrolado, fios lambidos...Saiba como dar adeus àqueles dias em que seu cabelo ganha vida própria - e simplesmente não se comporta como você deseja

Uma bela manhã você desperta, se olha no espelho e passa a achar o dia não tão belo assim. Seu cabelo, que estava lindo até ontem, hoje "acordou rebelde". Aí, começa a batalha: você lava, faz escova, ou procura o cabeleireiro mais próximo.
A boa notícia é: você, definitivamente, não está sozinha. São poucas as mulheres que acordam com a cabeleira deslumbrante como a das estrelas da novela das nove, sem ter o mínimo trabalho. Mas, para resolver esse dilema na sua cabeça e ter controle total sobre os seus fios, fomos buscar, com especialistas top, as melhores opções para cuidar deles.

Help! Meu cabelo é cheio de frizz! Por que isso acontece? Como me livrar dos arrepiados?

"O frizz é uma resposta à eletricidade estática", diz o dermatologista Valcinir Bedin (SP). Os fios atritam e criam um campo eletromagnético, se repelindo. Isso gera o arrepiado, que é mais acentuado nos encaracolados. Lisos têm menos frizz, mas não estão completamente livres dele.

Para evitar, há algumas saídas:

recorrer à escova progressiva, com queratina ou derivados de silicone. Estes produtos formam uma película no fio, que o isola e evita o atrito com outros.controlar os arrepiados com modeladores à base de silicone, ceramidas ou queratina. "E usar xampus, condicionadores e cremes sem enxágue que ofereçam proteção contra a umidade", sugere o cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão EV (SP ).apostar nos produtos antifrizz Opções não faltam: existem desde xampus até modeladores.

Quais são os produtos "tem-que-ter" para domar os fios?

ativador de cachos, para os crespos;serum antifrizz, para os lisos;condicionador sem enxágue, excelente aliado nos dois casos. Mas lembre-se: aplique o produto do comprimento às pontas, a uma distância de três a quatro centímetros da raiz. Carregar um produto à base de silicone na bolsa também é uma boa ideia. "Durante o dia, o cabelo pode ir arrepiando. Então, aplicar umas gotinhas quando notar essa 'revolta' é uma boa solução", ensina Claudia Morivaki, cabelereira do C.Kamura (SP)

Amo meu corte repicado, mas as pontas ficam viradas cada dia para um lado. Tem jeito?

Tem sim! Regra número um: jamais durma com os cabelos molhados. A chance de eles acordarem de uma forma que você (definitivamente) não quer é grande!

Agora que você já sabe o item básico, anote algumas dicas preciosas dos especialistas:

o problema meu cabelo acordou todo amassadoa solução "Molhe as mãos e umedeça a raiz do cabelo, no lado amassado. Passe o secador, ou deixe secar naturalmente", sugere Nando Ardessore.
o problema Faço um estilo moderninho e detesto fios certinhos.a solução Fácil! É só modelar as pontas com cera.
o problema Não tenho tempo de lavar os fios todas as manhãs.a solução Use um borrifador com água, para dar uma leve umedecida e recuperar a textura natural do fio.

Da última vez que fiz hidratação em casa, os fios ficaram pesados, sem vida, um desastre!

O truque é escolher um produto adequado para o seu tipo de cabelo, e respeitar o tempo de pausa indicado pelo fabricante. É bobagem acreditar que, quanto mais tempo você deixar o creme no cabelo, mais macio ele fica. Muito pelo contrário - essa atitude só vai ajudar a acumular resíduos e deixá-lo pesadão. Quanto a escolher o melhor produto, Valcinir Bedin dá a dica:


"A hidratação caseira pode conter óleos essenciais, de abacate ou de amêndoa, por exemplo. Como esses elementos são retirados de extratos vegetais, têm menor chance de causar
problemas, como alergia no couro cabeludo"

Tenho cabelo liso, mas, se o deixo secar naturalmente, ele fica esquisito, meio ondulado. Que produto devo usar para isso não acontecer?

Mesmo madeixas bem tratadas dificilmente ficarão lindas de morrer se secarem ao vento.
"Fora o cacheado, cuja melhor opção é secar naturalmente, eu aconselho sempre o uso do secador. Aplicando antes um protetor térmico, os fios estarão a salvo do calor e, depois de secos, ficarão com volume e brilho - muitas vezes, sem precisar escovar"

Quais são as principais causas de um bad hair day?

Debora Melro, do Studio W, lembra que a rebeldia é uma característica natural do fio. Mas há alguns erros comuns, que podem agravar um pouco a situação:
processos químicos em excesso, sem tratar adequadamente, depois, em casa e no salão, com hidratações poderosasnão usar produtos para nutrir os fios, no dia-a-dia.

Lembre-se: tenha sempre um kit completo de xampu, condicionador, máscara e leave-in, para manutenção em casa.secador, babyliss e chapinha constantemente. "O calor, na medida certa, pode ajudar a modelar. Na medida errada, pode danificar. Caso queira dar uma modelada suave, lance mão do bobe", ensina Evandro Ângelo.lavar com água em altas temperaturas também pode danificar as madeixas.
Meu cabelo é muito fino e liso. Como deixá-lo menos "colado" na cabeça?

sugestão de Debora Melro, do Studio W: Evite cabelos longos e desfiados. Prefira um corte médio, logo abaixo dos ombros, com um repicado sutil.Dica de Nando Ardessore, do L'Officiel: Aplique mousse na raiz e seque com o secador. Se ficar com a cabeça para baixo enquanto seca, melhor ainda.Segredinho de Evandro Ângelo, do EV: Use um xampu para dar volume e, no caso de cabelos curtos, aplique pomada modeladora seca, que não seja à base de óleos.
Há algum truque para pentear cabelos difíceis de controlar?

Sim! Tudo começa na escolha do pente. Eles devem ter dentes separados e serem fabricados com materiais inertes, como madeira ou osso. Se seus cabelos são rebeldes, penteie quando eles estiverem úmidos. Se estiverem secos, passe, antes, três ou quatro gotas de silicone, no comprimento e nas pontas.
Quais são os melhores cortes para quem tem cabelos rebeldes?

"Normalmente são os que seguem uma simetria - com base reta, sem 'bicos' nas pontas. Um repicado sutil também é uma excelente pedida. NUNCA desfie um cabelo rebelde. Além de aumentar a rebeldia, o aspecto do cabelo vai ser mais ressecado ainda," conta Debora Melro.
Fonte: Corpo a corpo

0 comentários:

Photobucket