"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Coloque a Casa em Ordem


Olá abençoadas! Já disse aqui , que as segundas é meu dia da faxina. Então gosto de compartilhar com vocês algumas dicas preciosas que leio em alguns site. Já fui mais neurotica com a casa, confesso..o Senhor tem trabalhado isso em mim. Tento manter tudo organizado e limpo. Pois amo casa arrumada, cheirosa e se possivel tudo no lugar. Ok...as vezes não dá. Pois o marido e a filha tem pensamentos contrarios..mas chegaremos lá.

Depois de ter realizado uma boa faxina e organizado sua casa do jeito que você sempre quis, tudo que você precisa fazer é manter a ordem pelos próximos meses. Entretanto, com o corre-corre diário, manter a casa organizada pode parecer uma tarefa quase impossível.

É preciso também identificar quais hábitos são os principais responsáveis pelo acúmulo de bagunça em sua casa, estudando seu próprio comportamento e o de sua família. As roupas de cama, mesa e banho já passaram da hora de lavar? Há roupas sujas misturadas com roupas limpas? Uma conta se perdeu e deixou de ser paga? A louça da cozinha está acumulada? A verdade é que no gerenciamento de casa existem ações que não podem ser deixadas para depois e identificar quais são elas é o primeiro passo para não ter que perder muito tempo correndo atrás do prejuízo.

A seguir, daremos sugestões de atitudes simples que podem ajudar você a criar uma rotina mais organizada.


Normalmente, os itens que demandam atenção especial no gerenciamento de casa são as roupas, a cozinha, o banheiro, as correspondências e o supermercado. O atraso na limpeza e na organização de um desses setores pode ser o início do caos. Por isso, crie rotinas especiais para cada um deles e tente ser fiel durante 21 dias, fazendo os devidos ajustes quando necessário.

Separe um espaço no armário para colocar as roupas que você pode usar mais uma vez antes de lavar. Assim, ao invés de deixar espalhadas roupas pelas cadeiras, camas e móveis, tudo fica em um só lugar. Existem armários pequenos com cabides que permitem a circulação de ar, evitando que as roupas fiquem mal cheirosas.

Outra opção são as araras e os cabideiros, mas esses últimos, apesar de charmosos, podem amassar as roupas. Se não for usar novamente a roupa, então o destino dela deve ser o cesto de roupa suja. Se puder colocar um deles bem próximo ao lugar onde você se troca, certamente vai facilitar o hábito de não deixar roupas espalhadas.

Para roupas de cama, mesa e banho, estipule uma troca por semana ou a cada três dias, dependendo de sua rotina. O importante é fazer da regra um hábito. Colocar as toalhas para secar após o banho e a roupa suja no cesto são atividades simples que não demandam mais que alguns segundos. Deixar para fazê-las depois sempre resulta em roupas malcheirosas e desorganização. Para deixar a cama sempre arrumada, a dica é adquirir um cobre-leito. Os cobre-leitos tornam a arrumação da cama mais rápida e garantem que sua cama fique protegida de pó e insetos.

Na cozinha, tente lavar a louça logo após utilizar os utensílios, mas, caso não seja possível, tente deixar a pia limpa antes de dormir. Além de evitar que a sujeira fique durante horas sobre a pia atraindo insetos, você garante uma cozinha impecável no café da manhã. No fogão, utilize os protetores de alumínio que podem ser trocados rapidamente.

Para o banheiro, compre sachês desinfetantes para seu vaso sanitário e sempre enxágue o box após o banho. Caso o banheiro seja mais movimentado, passe também um pano no chão umedecido em desinfetante para garantir a limpeza até a próxima faxina.


O tempo para ir ao supermercado parece cada vez mais escasso. Isso pode significar a falta de produtos de limpeza na hora em que se precisa deles, além de uma alimentação a base de produtos que possam ser estocados - quase nunca saudáveis. Tente criar a rotina de ir ao supermercado uma vez por semana, assim as compras são menores e demandam menos tempo. Mantenha também o hábito de criar e alimentar listas com os produtos que forem acabando.

Para organizar a correspondência e os novos objetos que chegam em casa, tenha uma caixa na entrada de casa, pode também ser um móvel com uma gaveta espaçosa ou uma caixa organizadora sobre um criado. O importante é haver espaço suficiente para alocar cartas recém-recebidas e outros papéis e objetos que acabaram de chegar em sua casa e ainda não têm destino certo.

Essa pode ser uma caixa onde ficará alocado tudo que você, ao final do dia, deixou para resolver depois. Semanalmente seu conteúdo deve ser processado e soluções para cada problema devem ser encontradas. Se preferir, compre uma caixa que contenha uma divisão, assim você separa a correspondência de outros objetos - aquela caneta que precisa ser devolvida, o telefone que precisa ir para a agenda do celular, a foto que você precisa escanear.

No móvel (ou caixa) de entrada e saída você também pode deixar um compartimento separado para as coisas que não podem ser esquecidas na hora de sair: o presente de aniversário, os exames na hora de ir ao médico, os papéis para a reunião de amanhã. Para os esquecidos, tudo à vista dá mais segurança na hora de sair de casa.

Sujeira chama sujeira e quanto mais bagunça se acumula, mais tendemos a bagunçar e deixar para arrumar depois. Por isso, uma limpeza rápida é melhor do que nenhuma limpeza. Muitas vezes o perfeccionismo pode fazer parecer que não vai dar tempo de levantar todos os móveis para varrer cada canto, mas uma limpeza superficial pode facilitar muito a sua vida no dia da faxina e evitar que o caos se instale. Varrer sem preocupar-se em tirar o pó de cada cantinho de casa já elimina grande parte da poeira acumulada que poderia até causar alergias.

Convencione um lugar para cada coisa. Tudo deve ter um lugar para ser guardado. Se tudo na sua casa tem um lugar, os objetos novos vão se destacar da organização e tudo que você precisa fazer é imediatamente convencionar um lugar para eles.

Se a falta de espaço virou desculpa para deixar objetos espalhados, vale ficar de olho nas últimas novidades em mobiliários do mercado. É possível acrescentar gavetões com rodinhas sob a cama para guardar os sapatos, investir em cantoneiras para guardar souvenires e adquirir estantes mais finas para abrigar suas revistas.


Fonte: Site BBel.uol

"O Lar é onde o coração cria raízes." Henrik ibsen

1 comentários:

Ðú® disse...

No meu caso, estas lembrancinhas inuteis que ganhamos que atrapalha demais, deixo um mes a vista e depois , tchau.Eu pessoalmente nunca dou lembrancinha, gosto de dar coisas úteis e que usamo.

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