O natal está chegando e muitas pessoas ficam em dúvida sobre como enfeitar a própria casa para vivenciar uma das épocas mais bonitas e saborosas do ano.
Recebi alguns e-mail me fazendo essas perguntas..posso enfeitar minha casa, o que vc acha?
Acho lindas as casas enfeitadas, quando morava na Florida, era a epoca que mais admirava as vitrines, as musicas.Mas quero deixar algumas explicações para as minhas amigas..
A VERDADE SOBRE O NATAL
Existem muitas especulações acerca desse assunto e são diversos os artigos e opiniões que circulam na internet, tornando-o mais e mais polêmico. Nosso objetivo ao escrever é apenas esclarecer as dúvidas existentes, eliminando toda atmosfera misteriosa acerca dessa temática.
O QUE É O NATAL?
A palavra NATAL vem do latim “natale”, relativo ao nascimento. O mundo ocidental cristão define o natal como a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e isso ocorrem, todos os anos, no dia 25 de dezembro. Nessa mesma data é celebrado em vários lugares do mundo o que poderíamos chamar de a maior festa da cristandade, o nascimento de Jesus.
QUANDO JESUS NASCEU?
A bíblia não relata o dia e o ano em que Cristo nasceu, também não existem fontes históricas que revelam tal data, mas sabemos que não foi em Dezembro, pois nesta época do ano, em Israel, o inverno é rigoroso e a bíblia no relato do nascimento de Cristo diz que havia pastores no campo cuidando das ovelhas na madrugada (Lc 2:8-20). Não foi em Dezembro, pois as ovelhas ficavam alojadas nessa época.
É PECADO COMEMORAR O NATAL?
Sabemos que não existe fundamento bíblico para que seja comemorado o Natal - “nascimento de Cristo”, mas também não há nenhuma proibição de comemorá-lo, exceto a de “apartai-vos dos ídolos” (Ez 14.6; I Jo 5.21),ou seja, tal comemoração pode se tornar uma idolatria e isso é abominação ao Senhor Deus, contudo fica evidente que comemorar não é pecado mas, como se comemora pode se tornar um grande pecado. Alguns substitui Cristo por Papai Noel, outros aproveitam a situação para a glutonaria, bebedices, depravação, promiscuidade, idolatram a data, Papai Noel e os rituais natalísticos, e etc. ISSO É PECADO!
Portanto a grande questão não é comemorar, mas como se comemora. Acredito que essa fase do ano é mais específica e oportuna para anunciarmos a verdade. Se o Natal é o nascimento de Cristo, isso comemoro todos os dias e não simplesmente no dia 25 de Dezembro, mas vale salientar que, particularmente não comemoro os “rituais natalísticos”, mas comemoro o momento entre amigos e familiares, comemoro a sensibilidade humana e solidária dessa época e a oportunidade de anunciar que Cristo vive e voltará.
O CRISTÃO PODE DECORAR A CASA COM ENFEITES NATALINOS?
Acerca desse assunto não trago uma palavra de proibição, mas de recomendação, é preciso tomar cuidado para que em meio a tantos preparativos, decorações e enfeites natalinos, não venhamos pecar ao colocar símbolos pagãos dentro do nosso lar. A bíblia diz “não meterás coisa abominável em tua casa, para que não seja amaldiçoado...” (Dt 7.26), enfeitar a casa ou não, é uma opção de cada um, a depender de sua fé e de sua maturidade. A bíblia diz que “Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas,... está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado”. (Rm 14: 22,23).
Existem alguns argumentos que alegam que os enfeites e árvores são e possuem simbologias satânicas. Sinceramente desconheço a veracidade destas informações. Porém vale salientar que o mundo está cheio de simbologias e que os símbolos só possuem valor quando nos apegamos ao que ele representa. Portanto o pecado não está relacionado a enfeitar ou não a sua casa, mas as motivações que o leva a enfeitar. Se suas intenções forem idolatrar as ornamentações, rituais e simbologias natalinas, ofuscando a presença de Cristo, evidentemente estarás pecando, tendo em vista que a bíblia recomenda “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (I Co10:14), todavia se suas motivações estiverem relacionadas ao simples fato de criar um ambiente e um cenário de confraternização familiar, louvando e agradecendo a Deus pela sua infinita bondade, sinceramente não vejo mal algum, mas para aqueles que julgam tais atitudes recomendo o conselho do Apóstolo Paulo "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," (Cl 2 :16).
PALAVRA FINAL
Celebrar o Natal é anunciar a verdade a todos e a todo tempo que Cristo vive e reina. É ensinar as nossas crianças que papai Noel não existe, mas papai do céu é vivo e real. É aceitar seu plano de salvação para nossas vidas e viver conforme a sua vontade.
6 comentários:
Adriana, Parabéns pelo brilhante texto esclarecedor!!! Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais!
bj. Ro
♥ Mana amiga posso postar na íntegra esse texto? Darei os créditos a voce.
Quanto a comemorar o Natal penso que somos o único povo do mundo que PODE e DEVE comemorar o Natal. Afinal, sabemos o seu verdadeiro significado. Que ali, DEUS esta vindo ao mundo para nos preparar um caminho para ir até a Sua presença para sempre. Ali, Deus estava enviando o seu único, único Filho para nascer, viver e morrer por nós!!! Gente, que amor é esse ??????? Lindo e tremendo!!!
Eu comemoro o Natal. Ceamos, LOUVAMOS, ORAMOS muito, meu filho durante dias prepara um Palavra, e também, não se assuste, tomamos a ceia (o pão e o vinho) entre nós somos apenas nós quatro por enquanto). Celebramos um culto de ações de graças, de adoração. Esse é o terceiro ano aqui em casa, e é um momento de grande emoção e QUEBRANTAMENTO.
Enfeito toda a casa, mas não compro nada, nunca que tenho papel noel, afinal, ele não é o meu pai, pois PAI tenho somente um, que é o meu Deus, o meu ABA PAI. Tu acredita que não compro nem uma toalhinha que venha com o tal papai noel? Nada contra o velhinho , mas a festa não é dele, mas SOMENTE de JESUS CRISTO.
Beijos, muito boa a sua mensagem.
Parabéns pelo texto claro, conciso e esclarecedor. Há muito venho pesquisando sobre o natal e vc conseguiu reunir o que é real do que é exagero. O mais importante é ter discernimento sempre. Tendo consciência do porquê dessa festa e de todos os símbolos e consumismo desse período, mas sabendo que é uma oportunidade única de falar do amor de Deus àqueles que ainda não o conhecem!!!
Parabéns!!!!
Esse blog é realmente inspirador!!!
Bjs
querida, vc falou coisas q eu, nova na fé, sequer havia imaginado... obrigada!
bjs
Amada irmã
Eu também concordo! Muito bom o texto até peguei e colei no meu blog.
Visite-me: http://rakhelcristina.blogspot.com/
Lindo texto . Amei terei minha dúvidas
Postar um comentário