"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

Escolhendo o seu CREME FACIAL


Se quero reduzir as rugas, que creme devo comprar?
E se meu objetivo é regular a oleosidade? Saiba distinguir os ingredientes de cada loção facial

Sua pele está desidratada ou vai secando durante o dia? Porque são duas coisas diferentes. No primeiro caso, é preciso fornecer água e no segundo, reter a que ela possui. E é da escolha do ingrediente que vai depender se seu cosmético vai cumprir ou não o efeito desejado. Estas são as substâncias que seu creme facial deve ter, dependendo do objetivo desejado.


SE VOCÊ QUER SE HIDRATAR...

GLICERINA. É de origem vegetal. “Tem efeito hidratante e é usado para reter a água na pele, lubrificá-la e mantê-la suave”, explica Cristina Eguren, dermatologista do Hospital Infanta Leonor de Madri e membro da Academia Espanhola de Dermatologia (AEDV).

UREIA. Fornece água para a pele. “É uma substância residual que o corpo produz quando metaboliza as proteínas. É usado em produtos cosméticos porque em concentrações de 5% a 10% tem um alto poder de hidratação. Não é recomendado para pele sensíveis”.

DEXPANTENOL. Segundo a especialista, “também é chamado de pró vitamina B5. Sua função é, mais do que fornecer água, melhorar o estado do estrato córneo (camada mais superficial da pele) para impedir que a pele tenha perda de água”. Os resultados demoram várias semanas para serem vistos.

SE VOCÊ QUER REGULAR A OLEOSIDADE

NIACINAMIDA. É indicado em casos de acne, dermatite seborreica ou pele muito oleosa. “É um derivado da vitamina B3, que está presente em todas nossas células. Funciona através da redução da produção de sebo, além de ser anti-inflamatório e despigmentante”.

GLUCONATO DE ZINCO: Tem propriedades semelhantes à niacinamida, mas também “impede a proliferação de micro-organismos relacionados com a acne e é cicatrizante”,. Depois de alguns dias de uso já começam a mostrar seus efeitos



SE VOCÊ QUISER ILUMINAR…

VITAMINA C. “É bom em peles maduras por seu poder antioxidante. Inibe a ação dos radicais livres, intervém na formação do colágeno da pele e melhora seu aspecto”. Especialistas a consideram um dos melhores ativos anti-idade.

SE VOCÊ QUER REDUZIR AS MANCHAS… ( Sobre manchas vai ter outro post)

HIDROQUINONA: Você vai precisar de receita, e é utilizado como despigmentante em adultos com melasma e lentigos. “Em dois meses, reduz as manchas. Em concentrações acima de 4% pode irritar. Deve ser acompanhada de forte proteção solar”, acrescenta.

SE VOCÊ QUER REAFIRMAR…

ÁCIDO HIALURÔNICO: Para Cristina Eguren é um “componente essencial da pele”. Recomenda seu uso depois dos 30 anos. “Em creme, hidrata e reduz [visivelmente] a profundidade das rugas; injetado, preenche as rugas e dá volume ao rosto”, diz.

SE VOCÊ QUER NUTRIR

MANTEIGA DE KARITÉ: Muito nutritiva, é usada em peles danificadas e com falta de lipídios. Em L'Occitane afirmam que “karité significa árvore de manteiga. A manteiga é obtida após ferver e triturar o fruto”. Não pode ser usada por quem tem alergia ao látex.

SE VOCÊ QUER ESFOLIAR…

ÓXIDO DE ALUMÍNIO. Exerce uma ação física de arrasto sobre a pele. “Limpa em profundidade e remove as impurezas, como uma lixa”, diz a médica. Algumas destas partículas não são biodegradáveis. Holanda e EUA proibiram as que possuem plástico.

ÁCIDO RETINOICO. Derivado da vitamina A. “É recomendado para a pele com acne e contra o fotoenvelhecimento depois dos 30 anos”, diz a médica, que também recomenda seu uso “à noite, combinado com cosméticos reparadores durante o dia”.

ÁCIDO GLICÓLICO. É um ácido alfa-hidroxi derivado da cana-de-açúcar. Penetra na pele e produz uma esfoliação profunda. “É usado para remover marcas de acne e o melhor é aplicá-lo à noite. Pode irritar peles sensíveis e a exposição ao sol é contraindicada”.

ÁCIDO SALICÍLICO. “Ajuda a remover as células mortas do estrato córneo. Penetra no folículo e remove as impurezas da pele. Como o glicólico, pode irritar peles sensíveis e recomenda-se evitar a exposição direta ao sol durante o tratamento”.

Fonte: Revista Estilo

0 comentários:

Photobucket